No dia 07 de setembro, em comemoração aos 201 anos da proclamação da Independência do Brasil, aconteceu o tradicional desfile cívico-militar que reuniu milhares de pessoas na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico de Curitiba.
As atividades começaram às 8 horas com revista às tropas, feita primeiramente pelo comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, General de Brigada Ricardo Santos Taranto e, mais tarde, pelo comandante da 5ª Divisão de Exército, general de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes acompanhado do Secretário de Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, representando o Governador Carlos Massa Junior na ocasião.
A partir das 9h, o desfile organizado pelo Governo do Estado do Paraná e pela 5ª Divisão de Exército começou com os alunos das escolas civis, cívico-militares e Colégio Militar de Curitiba, seguidas pelas demais associações e agremiações participantes.
Na sequência, houve a apresentação militar, com desfile do Exército e da Aeronáutica, seguido das unidades da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal e Guarda Municipal.
O efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Curitiba (GUARNAE-CT) participou do desfile militar com uma tropa composta por aproximadamente 230 militares, sob o comando do Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Alexandre Almeida Régis.
Regida pelo 2° Tenente Especialista Músico Rafael Bezerra de Souza, a banda de música do CINDACTA II abrilhantou o desfile ao som do hino dos aviadores. A banda criada em abril de 1957, conta atualmente com 41 militares, entre soldados, cabos, sargentos e suboficiais.
Na ocasião, o CINDACTA II também contou com uma equipe de apoio especializado, composta por militares da Segurança, Rancho, Comunicação Social, Garagem e Saúde, além da Tropa Motorizada, que encerrou o desfile no 7 de setembro.
A cerimônia foi encerrada pelo secretário da Segurança Pública, que apagou o Fogo Simbólico disposto ao lado do palco das autoridades. A pira foi acesa no dia 4 de setembro, em um evento no Palácio Iguaçu, marcando o início da Semana da Pátria.
Seção de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: 1T Brondani
Fotos: 1T Brondani, 2S R. Rodrigues, S1 Marcelo Júnior, S1 Meireles, S2 Souza Cruz
Redes Sociais