A Comitiva do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) realizou, no dia 4 de abril de 2023, Visita Técnica às Plataformas Marítimas (P77 e P70) da Petrobras. A missão contou com a participação do Comandante do CINDACTA II, Cel Av JANO Ferreira dos Santos, do Subcomandante, Cel Av Leonardo MACHADO Guimarães, do Chefe da Divisão de Operações, Ten Cel Av DEVILAN Dutra Paulon Junior, e do Representante da Comissão PFF-008, 2º Ten Esp Aer CTA WILSON Rocha de Almeida. A Comitiva foi acompanhada pelos Consultores da PETROBRAS, Sr. Thyago Silva Hermeto e Sr. Adilson da Silva Lemos Junior, bem como por dois técnicos da CISCEA e dois da Petrobras.
O Projeto que compõe o Programa Estratégico do DECEA (Programa SIRIUS), o Empreendimento PFF-008 (Melhorias nos Procedimentos de Navegação Aérea nas Bacias Petrolíferas – Áreas Oceânicas) é coordenado pelo CINDACTA II e gerenciado pelo Ten Cel Esp CTA Marcus Luiz POGIANELO. Dentre os diversos objetivos, estão o incremento da Segurança Operacional e a estruturação do espaço aéreo na Bacia Petrolífera de Santos (BPS), área foco na etapa atual do Empreendimento, visando atender a crescente demanda Offshore e o desenvolvimento da região econômica do pré-sal brasileiro.
A Bacia Petrolífera de Santos fica localizada na área oceânica ao Sul do Estado do Rio de Janeiro e se estende até o estado de Santa Catarina, no qual ocorre um fluxo constante de helicópteros que transportam funcionários e equipamentos para as plataformas petrolíferas.
Na primeira Plataforma visitada (P77), a equipe foi recebida pelo gerente de operações, Sr. Marcelo Passos, que deu as boas-vindas e conduziu o grupo para o briefing de segurança das instalações, no qual apresentou as atividades e a funcionalidade da P77.
O Sr. Thyago, consultor da Petrobras, fez uma apresentação sobre a origem do Projeto das Bacias Oceânicas e ressaltou que o sucesso e os avanços alcançados são fruto do trabalho em equipe e das decisões em ambiente de CDM (Decisões Colaborativas), tendo em vista a quantidade de participantes do Projeto (stakeholders), citando o DECEA, a NavBrasil, a Petrobras, as empresas de transporte (pilotos) e demais operadores. Além disso, mostrou o panorama das operações na Petrobras, ressaltando a importância da integração das Bacias de Campos, de Santos e do Espírito Santo, bem como destacou o início dos trabalhos de prospecção na Região Norte do país (Oiapoque), que poderá dar início a uma nova área de exploração.
Após encerrar a visita às instalações, a comitiva seguiu para a Plataforma P70, sendo recepcionada pelo Gerente de Operações, Sr. Sérgio Gama, e sua equipe. Mais uma vez, após o briefing de segurança e colocação dos equipamentos de proteção individual (EPI), os integrantes conheceram todo o processo de extração, tratamento e destinação do petróleo realizado pela plataforma.
O Comandante, Cel Jano, agradeceu pela oportunidade e comentou sobre a importância da Petrobras para o desenvolvimento do Brasil, pontuando que todo cidadão brasileiro, caso tivesse a chance de conhecer de perto o trabalho realizado pelas plataformas, valorizaria ainda mais essa atividade e o que ela representa para a economia do país.
Esse evento deixou clara a relevância do Projeto para o DECEA em relação ao envolvimento de diferentes instituições e à tomada de decisão colaborativa, o que será fundamental para a continuidade da reestruturação aérea e integração dessa região de grande importância para a exploração de petróleo do Brasil.
Mais informações sobre o Projeto podem ser acessadas no endereço: https://www2.fab.mil.br/cindacta2/index.php/pff008.
Texto: 2⁰ Ten Esp Aer CTA Wilson
Revisão: Ten Cel Esp CTA Pogianelo
Redes Sociais