Vigilância e controle da circulação aérea de uma área correspondente a 1,7 milhão de km², abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, parte do Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Esse serviço iniciou-se em 01 novembro de 1982, com a construção do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), tendo sua operação efetivada no dia 15 de fevereiro de 1985.
Tendo como lema “sua segurança é a nossa missão”, o CINDACTA II tem como finalidade exercer a vigilância do tráfego aéreo geral, bem como orientar as aeronaves que atuam na defesa aérea, para garantir a integridade e a soberania do espaço aéreo brasileiro. Na inauguração deste Centro, entre outras autoridades, estiveram presentes o Presidente da República João Batista de Figueiredo e o Ministro da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro Délio Jardim de Mattos.
A fim de celebrar tão importante data, no dia 28 de outubro, esta Organização comemorou em solenidade militar, seu 40º Aniversário de criação. A cerimônia foi marcada pela homenagem aos pioneiros, homens e mulheres que tanto contribuíram e contribuem com a nossa história, aqueles que, em 1982, iniciaram os treinamentos técnicos e operacionais, permitindo que o CINDACTA II cumprisse, com segurança e eficácia, a missão que incorpora atividades abrangentes e altamente especializadas, que além do controle e defesa aérea, se revelam nos serviços prestados de informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento.
A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, acompanhado pelo Comandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Jano Ferreira dos Santos e pelo Graduado-Máster da Guarnição de Aeronáutica de Curitiba, Suboficial Márcio Machado de Souza e contou com a presença do Vice-Governador do Estado do Paraná, Darci Piana, antigos Comandantes deste Centro, familiares, amigos e demais autoridades civis e militares.
“Tendo iniciado com um efetivo de 600 pessoas e 4 organizações subordinadas, hoje somos aproximadamente 2500 mulheres e homens distribuídos entre nossa sede e 14 destacamentos, que 24 horas por dia e 7 dias por semana trabalham em prol da segurança de todas as atividades relacionadas ao uso do espaço aéreo. Devemos refletir sobre o que mais podemos fazer para que a eficiência operacional, técnica e administrativa desta organização possa ser diariamente incrementada. Um dos ingredientes do sucesso é nunca se acomodar com o que conquistamos. Sejam felizes e parabéns ao efetivo do CINDACTA II”, discursou o Cel Av Jano, Comandante deste Centro.
Ao fazer o uso da palavra, o Diretor-Geral do DECEA, Ten Brig Fiorentini, prestou seu reconhecimento aos integrantes do CINDACTA II pelas realizações de qualidade no decorrer desse período. Destacou a trajetória de grandes conquistas, parabenizando a Unidade pelos seus 40 anos de criação, bem como por sua vital importância para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Encerrou seu discurso parabenizando a todos que fazem parte dessa história.
Na mesma ocasião, foram homenageados ainda cento e treze (113) militares do efetivo do CINDACTA II, que completaram 10, 20 e 30 anos de serviço, sendo agraciados, respectivamente, com a Medalha Militar de bronze, prata e ouro.
Relação dos Agraciados com a Medalha Militar de Tempo de Serviço
A “Medalha Militar”, criada pelo decreto nº 4.238, de 15 de novembro de 1901, destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da marinha, do exército e da aeronáutica, em serviço ativo. A “Medalha Militar” será de platina, com passador de platina; de ouro, com passador de platina; de ouro, com passador de ouro; de prata, com passador de prata; e de bronze, com passador de bronze, conforme se destine aos militares que, satisfeitas as condições previstas em regulamento, tenham completado, respectivamente, 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços prestados.
Confira o vídeo comemorativo alusivo ao aniversário de 40 anos de criação do CINDACTA II, produzido pelo DECEA.
Texto: 1S Lutcha
Fotos: 2S R. Rodrigues, S1 Marcelo Junior, S2 Meireles
Redes Sociais