As honras militares anunciaram o início das comemorações dos 148 anos do nascimento do Patrono da Aeronáutica e Pai da Aviação, Alberto Santos-Dumont.
Como forma de celebrar o dia 20 de julho, o Segundo Centro Integrado de defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), realizou uma cerimônia militar, marcada pela imposição da Medalha Mérito Santos-Dumont.
A solenidade foi presidida pelo Comandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Kazuhiko Toda, acompanhado pelo Comandante da 5ª Região Militar, General de Brigada Ronaldo Morais Brancalione e pelo Suboficial Márcio Machado de Sousa, Graduado Máster da Guarnição de Aeronáutica de Curitiba, que hasteou a insígnia de Marechal-do-Ar, num preito à memória de Santos Dumont.
A celebração pode contar com a presença do Procurador-Chefe da União no Paraná, Frederico Wagner Melgaço Reis, do Assessor de Projetos da 5ª Divisão de Exército, Coronel de Artilharia Guilherme Azambuja Carrilho do Rego Barros e do Secretário Municipal e Defesa Social e Trânsito, Coronel da Polícia Militar Péricles de Matos.
Foram agraciados com a Medalha Mérito Santos-Dumont:
- General de Brigada Ronaldo Morais Brancalione
- Procurador Frederico Wagner Melgaço Reis
- Coronel de Artilharia Guilherme Azambuja Carrilho do Rego Barros
- Coronel da Polícia Militar Péricles de Matos
- Primeiro Tenente Especialista em Comunicações Weslei da Silva Trajano
- Segundo Tenente Especialista em Serviços de Engenharia Jair Silva de Carvalho
- Suboficial Especialista em Comunicações Luis Gustavo Carvalho
- Suboficial Especialista em Elétrica Alexssander Cesar Santos Souza
- Primeiro Sargento Especialista em Eletromecânica Helio Rubens Alvarez Borges
A honraria foi criada em 1956, durante as comemorações dos 50 anos do primeiro voo do 14-Bis. É concedida a civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que prestam destacados serviços à Aeronáutica brasileira.
“Parabenizo os agraciados com a Medalha Mérito Santos-Dumont pela sua valorosa contribuição com a Missão da Força Aérea Brasileira. Este ano, com a melhora dos indicadores da pandemia, pudemos realizar esta formatura com a nossa tropa postada, nessa bela manhã, com o típico frio curitibano, adaptando a solenidade para atender aos protocolos de contenção da COVID-19”, declarou o Comandante do CINDACTA II, Cel Av Kazuhiko, encerrando seu discurso com a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, alusiva ao Centésimo Quadragésimo Oitavo Aniversário de Nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira.
História
Alberto Santos-Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873, no sítio Cabangu, no Distrito de Palmira, em Barbacena (MG). Em 1905, após voar com balões e dirigíveis, começou a planejar um veículo mais pesado que o ar: o 14-Bis. Em 7 de setembro de 1906, o avião deu um primeiro salto no ar, mas faltou potência. Em 23 de outubro, com outro motor, o 14-Bis voou, decolando, mantendo-se no ar por uma distância de 60 metros, a três metros de altura e aterrissou. Era o primeiro voo homologado do mais-pesado-que-o-ar, para uma multidão de testemunhas eufóricas no campo de Bagatelle, em Paris. Santos-Dumont ainda construiu os aviões n°19 e n°20, conhecidos como Demoiselle, com grande sucesso.
Ordem do Dia
Clique aqui e leia a Ordem do Dia alusiva ao Dia do Nascimento de Alberto Santos-Dumont.
Seção de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: 1° Sargento Lutcha
Fotos: 2° Sargento R. Rodrigues e S2 Marcelo Júnior
Redes Sociais