Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > SOLENIDADE - CINDACTA II ESTÁ SOB NOVO COMANDO
Início do conteúdo da página

Nesta quarta-feira (11/12), o então Comandante Interino do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), Coronel Aviador Marcos Kentaro ADACHI, passou o comando da Unidade ao Coronel Aviador KAZUHIKO Toda, que assumiu ainda o comando da Guarnição de Aeronáutica de Curitiba (GUARNAE-CT). A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson DOMINGUES de Freitas, e contou com a presença do Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo; do Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo; do Major-Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, Comandante do Centro de Aquisições Específicas; do Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo; de diversas autoridades civis; ex-Comandantes do CINDACTA II e Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares.

 

 

O Cel Adachi assumiu o comando do CINDACTA II em 19 de janeiro de 2018, após ter exercido o cargo de Chefe da Divisão de Operações por três anos. O novo Comandante Interino da Unidade, Cel Kazuhiko, deixa o subcomando do CINDACTA III, cargo assumido em março de 2018, e passa a comandar o CINDACTA II e a GUARNAE-CT.

 

 

Em seu discurso de despedida, o Cel Adachi ressaltou o excelente trabalho desempenhado à frente do CINDACTA II e da GUARNAE-CT, com o apoio de todo o efetivo, ao longo de seus dois anos de comando. "Todos nós fizemos parte de um momento especial na história da Força Aérea, em que contribuímos com o processo de reestruturação da Força, assimilando mudanças significativas em nossa estrutura e, consequentemente, nos nossos processos. Nesse sentido, posso afirmar com absoluta tranquilidade que fizemos um trabalho espetacular, pois temos aqui nesta Guarnição um espírito de corpo e de equipe como poucas Organizações no mundo!", afirmou o agora ex-Comandante do CINDACTA II.

 

Nessa perspectiva, o Cel Adachi pontuou ainda diversas atividades e realizações de seu comando, destacando o o projeto pioneiro de otimização do emprego de recursos humanos de controle de tráfego aéreo Long Term Man Power Planning, em parceria com o órgão de controle de tráfego aéreo da Europa, o EUROCONTROL; a atuação da Defesa Aérea do CINDACTA II por ocasião da Copa do Mundo de Futebol da FIFA, em 2014, e durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Mundiais, de 2016; dentre outros, e agradeceu os Oficiais Generais do DECEA, os Comandantes das Unidades que compõem a GUARNAE-CT e de outras Forças, as autoridades do Poder Judiciário e do Ministério Público, os militares do efetivo e seus familiares pelo apoio e pela confiança depositada. "Vocês dividiram comigo, diariamente, o peso da responsabilidade que representa o Comando desta Organização ímpar do Comando da Aeronáutica. Não tenho palavras para agradecer a parceria e amizade compartilhada nestes dois anos!", concluiu o ex-Comandante.

 

A cerimônia militar prosseguiu com o discurso do Diretor-Geral, Ten Brig Ar Domingues, que presidiu a solenidade: "Lembro que, há aproximadamente dois anos, quando o Senhor assumiu este Comando, iniciei meu discurso enaltecendo o espírito aguerrido de todos os militares e civis que compõem seu efetivo, espírito este que é muito bem representado pelo lema dessa nobre instituição: Sua segurança é a nossa missão! Não poderia ter sido mais feliz em ter escolhido essas palavras, pois o Senhor, alinhado com sua equipe, fez um trabalho excepcional para a comunidade aeronáutica e para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB) durante esse período", ressaltou.

 

Após pontuar diversas realizações do CINDACTA II sob o comando do Cel Adachi, o Diretor-Geral se dirigiu ao novo Comandante, Cel Kazuhiko, destacando sua competência e desejando votos de sucesso na nova função: "A sua dedicação, comprometimento, seriedade e profissionalismo manifestados ao longo de sua carreira e, em especial, em sua atuação como subcomandante do CINDACTA III foram requisitos para que o Alto-Comando escolhesse o senhor a ocupar o cargo para o qual foi nomeado neste momento."

 

 

"O senhor conta com um efetivo capacitado e motivado, pronto para entrar em ação e enfrentar qualquer desafio. Utilize todo seu potencial e inspire-se no exemplo dos seus antecessores que o êxito da missão será alcançado naturalmente. Boa sorte e felicidades, extensivos à sua digníssima família, esposa Amarilza e filhas Letícia e Beatriz", concluiu o Tenente-Brigadeiro Domingues.

  


Seção de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: 2S BMT Julliana Gomes
Fotos: 1T REP Melissa, 2S SAI Lutcha, 2S R. Rodrigues

Fim do conteúdo da página