Na última sexta-feira (19/07), as Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) comemoraram o 146º Aniversário do Nascimento de Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. Na Guarnição de Aeronáutica de Curitiba (GUARNAE-CT), a data foi celebrada com uma Cerimônia Militar, que contou com a presença de diversas autoridades. A Solenidade foi presidida pelo Comandante da GUARNAE-CT, Cel Av Marcos Kentaro ADACHI.
Dentre outras autoridades presentes, a cerimônia foi prestigiada pelo General de Brigada ALÉSSIO Oliveira da Silva, Comandante da 5ª Região Militar, agraciado com a Medalha Mérito Santos-Dumont, e o Sr. Eronides João da Cruz, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Seguindo a tradição do Comando da Aeronáutica, a insígnia de Marechal do Ar foi hasteada pelo Comandante da GUARNAE-CT e foi executado o respectivo toque em homenagem àquele que se tornaria o Pai da Aviação.
Ao todo, quatorze militares, do Exército Brasileiro, do efetivo da GUARNAE-CT e Destacamentos subordinados ao CINDACTA II, receberam, na Solenidade, a Medalha Mérito Santos-Dumont.
Receberam a distinção os seguintes militares: Gen Bda Aléssio Oliveira da Silva (5ª RM); Maj Av Tomaz Lopes de Araújo (CINDACTA II); Cap QOEMET João Gabriel Monteiro Moraes (CINDACTA II); Cap QOECTA Sérgio Kebach Martins (DTCEA-CG); 1º Ten QOEA SVA Aguinaldo Pedro Vieira (GAP-CT); Subtenente Mat Bel Andrei Albertus Otto Von Trompczynski (5º BLog); Subtenente Inf Alexandre de Resende Gomes (TG Medianeira); Suboficial QSS BCO Jonilton Souza de Morais (Graduado-Master GUARNAE-CT); Suboficial QSS BCT Adriano Marco Segatto do Nascimento (DTCEA-CT); 1º Sgt QSS BET Carlos Alberto Diniz Souto (CINDACTA II); 1º Sgt QSS SEL Clovis Martini Ferrari (CINDACTA II); 1º Sgt QSS SAD Edilane Lima Baroni (CINDACTA II); 1º Sgt QSS SEL Edvaldo Jorge da Costa (DTCEA-CTD) e o 1º Sgt QSS SAD Robson Batista da Silva (GAP-CT).
A Medalha Mérito Santos-Dumont
No dia 23 de outubro de 1906, perante os juízes do Aeroclube de França e de uma pequena multidão que foi ao Parque Bagatelle, o brasileiro Alberto Santos-Dumont voou 60 metros com seu avião "14 Bis". O homem conseguia voar, pela primeira vez na história, com um aparelho mais-pesado-que-o-ar!
Não obstante, o mais importante título - "Pai da Aviação" - ele o recebeu de nós, brasileiros, que o fizemos também, postumamente, Patrono da Aeronáutica Brasileira, com o posto de Marechal-do-Ar, proclamado pela Lei nº 7.243, de 6 de novembro de 1984.
Considerando todos os fatos ao redor deste grande brasileiro, o Presidente da República, pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, criou a Medalha "Mérito Santos-Dumont", com a finalidade de premiar os militares da Aeronáutica Brasileira que se hajam distinguido no exercício de sua profissão, os militares de Forças Aéreas estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem da FAB, e os cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica.
Seção de Comunicação Social do CINDACTA II
Fonte: Medalhística Aeronáutica Brasileira
Texto: 3S BMT Julliana Gomes
Revisão: Maj QOE Com Andrade
Fotos: 1T QOCON REP Melissa, 2S SAI Lutcha, CB SAD Feliciano e S1 SAD Dankan
Redes Sociais