Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Os militares de diversas especialidades atuarão em Organizações Militares da Força Aérea Brasileira espalhadas por todo o país.

 

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, na sexta-feira (13/05), em Lagoa Santa (MG), a formatura da Turma Hipérion, composta por 79 novos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, acompanhado do Comandante Interino do CIAAR, Coronel Aviador José Henrique Kaipper, e do Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), Suboficial Tiago Borges Gomes. Estiveram presentes, também, Oficiais-Generais da Aeronáutica e do Exército Brasileiro, dentre outras autoridades militares e civis.

Na cerimônia, foram promovidos ao posto de Primeiro-Tenente os estagiários dos Cursos de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos e dos Estágios de Adaptação de Oficiais Engenheiros e de Apoio da Aeronáutica. A Turma de 2022 é formada por 23 médicos, 12 dentistas, oito farmacêuticos, 24 engenheiros e 12 Oficiais de Apoio.

Na oportunidade, o Comandante-Geral do Pessoal parabenizou os formandos. “A partir de agora, uma nova página de suas carreiras profissionais começa a ser escrita. Continuem estudando e se aperfeiçoando, pois, dessa forma, garantirão uma jornada virtuosa rumo ao futuro. Empreguem seus conhecimentos técnicos e aptidões de trabalho para atuarem em prol da Força Aérea Brasileira e do Brasil, tornando mais fortes as Asas que Protegem o País", disse o Oficial-General. 

Durante 17 semanas do Curso, os estagiários receberam instruções de diversos tipos, além de um treinamento militar intensivo. A primeira colocada da Turma Hipérion, Tenente Gisele Cruz Camboim Raposo, ingressou na Força Aérea em 2021 como Oficial temporária na Odontoclínica de Aeronáutica de Recife (OARF). No mesmo ano, passou no concurso para ser Oficial de carreira. “Esse curto período como Oficial temporária foi de suma importância para me preparar para o curso de formação e vencer esse desafio que estava por vir. Ter passado por um treinamento pregresso e trabalhado em uma Organização Militar foi fundamental para facilitar a minha adaptação e execução das atividades cobradas. Para finalizar, recebi com muita alegria a minha classificação em primeiro lugar no curso de formação e, pude perceber, com isso, o quanto valores militares como disciplina e comprometimento me ajudaram a trilhar esse caminho”, comentou.

Pelo desempenho durante o curso, a nova Oficial foi agraciada com o “Prêmio Força Aérea Brasileira”, entregue pelo Comandante Interino do CIAAR, Coronel Aviador José Henrique Kaipper, e com o “Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa”, entregue pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior.

O Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Reis, entregou a espada, símbolo do oficialato e realizou a imposição da Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo, destinada a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução de Oficiais e Praças do Comando da Aeronáutica que venham a se distinguirem nas atividades escolares.

 

Fotos: CIAAR


Fonte: CIAAR, por Tenente Lorena
Edição: Agência Força Aérea

Tags: CIAAR,FORMATURA,NOVOS OFICIAIS

 

À frente do CIAAR há dois anos, o Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira passou o cargo ao Coronel Aviador José Henrique Kaipper

 O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lago Santa (MG), realizou na última quinta-feira (07/04), a Cerimônia Militar de Passagem de Comando. À frente do CIAAR há dois anos, o Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira passou o cargo ao Coronel Aviador José Henrique Kaipper. A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, e contou com a presença de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB), entre outras autoridades militares e civis.

 

O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, presidiu o Ato de Passagem de Comando e parabenizou o Brigadeiro Max por ter cumprido sua missão e desejou boas-vindas ao Coronel Kaipper. “Caro amigo Brigadeiro Max, em nome da DIRENS, receba nossos sinceros agradecimentos, pois ao passo que o senhor cumpria sua missão, contribuía sobremaneira para que a DIRENS pudesse assegurar a excelência do ensino dos homens e mulheres da Força Aérea Brasileira, tornando-se referência na gestão de ensino militar. Ao Coronel kaipper, o senhor foi escolhido pelo Alto-Comando da Aeronáutica para exercer um cargo privativo de Oficial-General da FAB, pelo seu excelente desempenho profissional apresentado ao logo da carreira, fruto de seu comprometimento, capacidade de liderança e conhecimento. Desta feita, conte comigo e com todos os integrantes da DIRENS, pois estaremos prontos, diuturnamente, para apoiá-lo no que for preciso, a fim de alcançarmos juntos os objetivos e metas afetos a Diretoria e à Força Aérea Brasileira”, discursa.

 

 No discurso de despedida, o Brigadeiro Max ressaltou sobre o desafio de comandar a Organização Militar no período de enfrentamento da pandemia da COVID-19, fez agradecimentos e desejou as boas-vindas ao seu sucessor e família. “Após dois anos intensos, voando nas asas do CIAAR, faço agora meu pouso final. Sei que fui apenas um tripulante desta imensa e moderna aeronave, mas um tripulante que buscou fazer o seu melhor para ajudar pavimentar esta aerovia, que é a linda história desta Organização Militar de Ensino. Despeço-me agora do agradável convívio diário que tive com cada um dos senhores e senhoras, mas sempre levarei, gravado no meu coração o lema do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica que traduz a grandeza da missão de seu efetivo, eternizadas pelas palavras de ordem: Ser, Saber, Agir e Liderar. Muito Obrigado”, disse o Oficial-General.

Na ocasião, também, foi realizado o descerramento de fotografia do Comandante substituído na Galeria de Comandantes do CIAAR. Oportunidade em que o Brigadeiro Max entregou ao Coronel Kaipper o distintivo da Organização Militar.

 

O Coronel Aviador José Henrique Kaipper é natural da cidade de Santa Maria (RS). Ingressou na FAB em 1º de fevereiro de 1988 e foi promovido ao atual posto em 31 de agosto de 2017. Antes de assumir o cargo de Comandante do CIAAR, ocupou o cargo de Adido Aeronáutico na Inglaterra e Noruega.

Fotos: Soldado Magalhães, SCS CIAAR, Cabo Alexandrino / II COMAR e Soldado Gullity /GSD-RF

Fonte: CIAAR, por Tenente Lorena
Edição: Agência Força Aérea

Tags: CIAAR,COMANDANTE

 

 

 Após muito estudo, abnegação e disciplina, chegou ao fim mais uma jornada para duas turmas do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada em Lagoa Santa (MG). Os 117 alunos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE) de 2020 e do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) 2021 tornaram-se, nessa quinta-feira (02), Oficiais da FAB.

 

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e prestigiada por Oficiais-Generais da FAB e Oficiais da Marinha, do Exército, dentre outras autoridades civis. Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior parabenizou os novos Oficiais e destacou a importância do aperfeiçoamento contínuo do efetivo.

“Continuem estudando e se aperfeiçoando, pois dessa forma garantirão uma jornada virtuosa rumo ao futuro e preguem seus conhecimentos técnicos e aptidões de trabalho para atuarem nos 22 milhões de quilômetros quadrados sob nossa responsabilidade, tornando nossas asas ainda mais fortes”, declarou.

 

Entregando o Prêmio Força Aérea Brasileira aos primeiros colocados das duas turmas, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, falou sobre meritocracia e determinação. "A gente fica muito feliz em entregar para a Força Aérea Brasileira 117 novos Oficiais, novos líderes. É uma oportunidade que todos têm e a meritocracia é o fator primordial para que as pessoas possam ter a oportunidade de fazer os cursos e lograr seus caminhos como Oficiais e exemplo para o efetivo da FAB", disse.

Já o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa foi entregue pelo Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, que destacou o reforço no efetivo da FAB. “Isso é muito importante para dar continuidade, cada vez mais, para as exigências tecnológicas, o preparo adequado nessa escola que é de excelência. Entregamos Oficiais realmente preparados para a Força Aérea”, pontuou.

 

 

Tanto esforço e determinação para se superar, pessoal e profissionalmente, fizeram a primeira colocada da Turma Kairos, Tenente Aline Maria Moreno, ser agraciada com a Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo. “Estou muito emocionada, mas primeiramente quero dizer que sou grata a Deus e estou honrada de ocupar este lugar. A carreira militar é cheia de desafios e aqui não foi diferente. Tenho certeza que ainda tenho muito o que aprender para contribuir no cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira”, disse.

O momento mais marcante, no entanto, aconteceu com a entrega de espadas. O Tenente Ronaldo Figueiredo de Oliveira, da Turma Arcanjo, garantiu que a sensação de receber o símbolo do oficialato nas Forças Armadas foi  mais uma conquista e que seguirá motivado para alçar novos voos. “Não tenho nem palavras para dizer. Entrei como recruta e cheguei ao máximo que poderia alcançar. Sou o militar das oportunidades que a FAB me deu. Agora, neste novo desafio, estou motivado a estudar mais e empenhar mais”, concluiu.

A Turma Kairos do CFOE conta com militares dos Quadros de Comunicações, Aviões, Armamento, Controle de Tráfego Aéreo e Meteorologia, que se dedicaram ao curso por dois anos. É destinado aos Sargentos do grupo básico da Força Aérea e com mais de oito anos de formado. Já os militares da Turma Arcanjo do EAOF cumpriram um cronograma intenso de 90 dias para se aperfeiçoarem em 14 especialidades. É exclusivo para o militar que possui graduação de primeiro Sargento ou de Suboficial e só pode ser prestado após 16 anos de serviço.

 

 

Inauguração do IEAD

O Comandante da Aeronáutica e o Comandante do CIAAR inauguraram, também nessa quinta-feira (2), o Instituto de Educação à Distância (IEAD). A implantação do IEAD, em Lagoa Santa, Minas Gerais, faz parte do processo de modernização, cuja sistemática proposta viabilizará a ampliação e o fortalecimento da educação no COMAER. Para melhor proveito da instalação cedida, foi criado um estúdio de gravação, para fomentar a produção de quaisquer cursos solicitados que precisem do auxílio de videoaulas no processo de aprendizagem.

O IEAD conta com infraestrutura que possibilita a utilização de recursos, tecnologias e metodologias tendo em vista a gestão do conhecimento, o aperfeiçoamento e a qualificação de pessoal de acordo com a visão estratégica, as políticas e os procedimentos do COMAER.

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), realizou, nesta quinta-feira (3), a solenidade militar de formatura de 101 novos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles são oriundos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE) – Turma Chronos, e do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) – Turma Polaris, ambos voltados para graduados do efetivo da FAB.

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lago Santa (MG), realizou no dia 31/03, no Auditório Santos Dumont, a Aula Inaugural do Programa Forças no Esporte (PROFESP). O Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, recebeu o Prefeito de Lagoa Santa, Rogério César de Matos Avelar, o Coronel Aviador José Henrique Kaipper, o Diretor Interino do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS), Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha, além de outros militares da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS).

 

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, nessa quinta-feira (17), em Lagoa Santa (MG), a formatura da Turma Phenom, composta por 87 novos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado do Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira. Estiveram presentes, também, Oficiais-Generais da Aeronáutica e do Exército Brasileiro, dentre outras autoridades militares e civis.

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, nesta sexta-feira (15/05), em Lagoa Santa (MG), a formatura da Turma Sirius, composta por 110 novos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). Foram promovidos ao posto de Primeiro-Tenente os concludentes dos Cursos de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos da Aeronáutica e dos Estágios de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica e de Apoio. A turma é formada por 51 médicos, 12 dentistas, cinco farmacêuticos, 22 engenheiros e 20 Oficiais de Apoio.

Fim do conteúdo da página