Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, nesta quinta-feira (05/12), a Solenidade Militar de Entrega de Espadas aos 178 Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), oriundos do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF 2024) – Turma Kadosh.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Alexandre Avellar Leal, entre outras autoridades militares e civis.

Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica deixou sua mensagem aos formandos. “Chegar até aqui exigiu de cada um de vocês uma bagagem de experiências que hoje se torna ainda mais rica e ainda mais desafiadora. Ao deixar essa Instituição, saibam vocês que o novo capítulo se abre em suas trajetórias, pois leva consigo o conhecimento adquirido, a liderança cultivada e o compromisso inabalável de servir a pátria, agora portando as suas espadas. Na qualidade de Comandante da nossa amada Força Aérea Brasileira, a mensagem que eu gostaria de passar ao nomeá-los ao posto de Oficiais é que mantenham a determinação e a dedicação que os trouxeram até este marco”, ressaltou o Oficial-General.

Comandados pelo Capitão Aviador Vinicius Coutinho Loyola, a Turma Kadosh deslocou para o dispositivo ao som da canção do CIAAR. Os formandos  receberam a espada, símbolo do Oficialato nas Forças Armadas, e prestaram o compromisso à Bandeira Nacional, num ato que simboliza o juramento de bem cumprir os deveres inerentes à carreira do Oficial.

O Tenente Especialista da Aeronáutica, Vagner de Miranda André, foi o primeiro colocado da Turma, recebendo das mãos do Diretor Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o prêmio de Honra ao Mérito do Ministério  da Defesa.

O primeiro colocado também recebeu o Prêmio Força Aérea Brasileira, entregue  pelo Comandante Geral de Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Ricardo Reis Tavares. O prêmio é concedido aos Cadetes e alunos brasileiros, primeiros colocados na classificação geral do Curso de Formação ou de Adaptação de Oficiais e de Sargentos do Comando da Aeronáutica.

“É uma imensa alegria estar aqui celebrando este momento. Aprendi muito durante o curso. Agora, como Oficiais, assumimos novas atribuições. O CIAAR é um centro de excelência, com instrutores altamente capacitados, que compartilharam valiosos conhecimentos conosco”, afirmou o primeiro colocado da Turma.

Durante a solenidade, houve a entrega da espada aos formandos pelos padrinhos e madrinhas, o compromisso solene prestado perante à Bandeira Nacional e o desfile da tropa, que prestou continência ao Comandante da Aeronáutica, seguido do tradicional "fora de forma".

“Hoje tivemos a oportunidade de testemunhar um momento memorável e de muita emoção. A Turma Kadosh realmente honrou o significado do seu nome, ‘Escolhido por Deus e diferente dos iguais’. Guerreiros da Turma Kadosh, sigam em frente e elevem cada vez mais o nome da Nossa Força Aérea Brasileira”, disse o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Alexandre Avellar Leal.

Turma Kadosh

Dos 178 formandos, 11 são especialistas em Aeronaves (ANV), 12 em Armamentos (ARM), 6 Bombeiros da Aeronáutica, 11 em Comunicações, 17 em Controle de Tráfego Aéreo, 7 em Fotografia, 15 em Guarda e Segurança (GSD), 5 em Meteorologia (MET), 3 Músicos (MUS), 30 em Serviços Administrativos (SVA), 11 em Serviços de Engenharia (SVE), 2 em Serviços de Informações Aeronáuticas (SIA), 14 em Serviços de Manutenção (SVM), 21 em Serviços Hospitalares (SVH) e 13 em Suprimento Técnico (SUP).

 
Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER
 
 

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, nesta quinta-feira (26/09), a cerimônia militar em comemoração ao 41° Aniversário da Unidade. Ao longo de sua história, o CIAAR promoveu a formação de mais de dez mil oficiais e graduados da Força Aérea Brasileira. A solenidade foi presidida pelo Comandante do CIAAR, Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal, além das demais autoridades militares da GUARNAE-LS e de outras forças. O evento também contou com a presença de representantes do poder judiciário.

Durante a cerimônia, 15 (quinze) militares, entre Oficiais e Graduados, foram agraciados com as Medalhas Militares de Ouro, Prata e Bronze. Criadas em 1901, as Medalhas Militares de Tempo de Serviço destinam-se a reconhecer os bons serviços prestados por oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo.

O Comandante do CIAAR, Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal, disse se sentir muito motivado e feliz em fazer parte desta história de sucesso na Unidade e poder contar com militares de altíssimo nível de comprometimento. “Gostaria de enaltecer os nossos militares veteranos que puderam estar presentes nesta cerimônia. Os senhores e senhoras fazem parte da história gloriosa desta Organização Militar. Meu muito obrigado pela dedicação e por abrilhantarem esta solenidade”, enaltece.

Para o Terceiro Sargento Denis Albert Fernandes Batista, que também foi agraciado com a Medalha Militar, o reconhecimento por parte da Organização é fruto de muita dedicação e trabalho. “Passa um filme na minha cabeça. Me sinto muito honrado com essa medalha militar”, ressalta.

Membro Honorário

Na ocasião, também, foi entregue o Membro Honorário da Força Aérea Brasileira a cinco agraciados. A concessão do diploma “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira”, tem por objetivo destacar o cidadão que, por sua atividade ou interesse por assuntos da FAB, presta valiosa ajuda às organizações do Comando da Aeronáutica (COMAER). Segundo a Excelentíssima Senhora Fabiana Gonçalves da Silva Ferreira de Melo, Juíza de direito da 1° Vara Cível da Comarca de Lagoa Santa, “é uma honra receber essa homenagem. Eu tenho um respeito enorme pelas forças armadas. Estamos sempre à disposição para o que precisarem”, conclui.

Como parte das comemorações de aniversário, também, foi realizado o descerramento das fotografias do “Quadro Militar Padrão” e a entrega dos prêmios. Neste ano, foram homenageados o Segundo Sargento Especialista em Guarda e Segurança Frederico da Silva Viana, do efetivo do Grupo de Segurança e Defesa de Lagoa Santa (GSD-LS), e o Cabo Serviços Administrativos Leandro Jeremias Guerra, do efetivo da Divisão de Corpo de Alunos, respectivamente, graduado e praça padrão do CIAAR do ano de 2024.

Militar Padrão do CIAAR

O “Prêmio Militar Padrão” foi criado pelo comando do CIAAR, por meio da norma de procedimento administrativo número 184, em 19 de agosto de 2011. A distinção tem o objetivo de prestar homenagem aos militares do efetivo deste Centro que se destacaram entre seus pares pelo exemplo de profissionalismo, comprometimento e competência demonstrados no exercício de suas funções.

Para o Segundo Sargento Especialista em Guarda e Segurança, Frederico da Silva Viana, é uma alegria imensa receber tal reconhecimento militar. “Tenho 21 anos de Força Aérea Brasileira. Fico feliz por hoje. Agradeço a Deus, aos meus familiares e a todos pelo reconhecimento que me deram”, disse.

Para o Cabo Serviços Administrativos Leandro Jeremias Guerra, receber o Prêmio Militar Padrão é muito gratificante. “Agradeço a confiança de todos que me elegeram como militar padrão”, disse.

No encerramento da cerimônia, a Tropa desfilou ao som do Hino dos Aviadores, letra do Capitão Armando Serra de Menezes e música do Tenente João Nascimento, e do dobrado Asas de Prata, música do Tenente Músico João Nascimento.

HISTÓRIA DO CIAAR

 

 

Na última sexta-feira (15/03), foi realizada a solenidade de passagem de cargo de Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), do Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper para o Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal. A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, e contou com a presença de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB), entre outras autoridades militares e civis.

O Ato de Passagem de Comando foi presidido pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, que parabenizou o Brigadeiro Kaipper por ter cumprido sua missão e desejou boas-vindas ao Coronel Avellar. “Hoje vivemos um capítulo especial e marcante. Novamente afirmo que o momento de transmissão de liderança, é fundamental para o desenvolvimento de uma Instituição moderna e com olhar voltado ao futuro. É através dessa alternância de comando que, sob uma nova ótica e perspectiva, torna-se possível aprimorar processos e desenvolver novas capacidades e conhecimentos que possibilitam a execução do planejamento estratégico da Força e resultam na estabilidade e nas boas práticas da Gestão Pública.”, discursa.

No discurso de despedida, o Brigadeiro Kaipper ressaltou o desafio de comandar a Organização Militar, fez agradecimentos e desejou as boas-vindas ao seu sucessor e família. “Não vou dizer meus comandados, mas sim meus amigos que estiveram comigo na gerência, na assessoria e, com sinergia, trabalharam ao meu lado no dia a dia para mantermos a busca pela perfeição. Meu reconhecimento, reverência e admiração. Encerro minha oratória deixando umas palavras para o meu amigo de longa data, Cel Avellar: A missão que te espera vai exigir, mas é justamente pela competência que lhe foi confiada”, disse o Oficial-General.

Na ocasião, também, foi realizado o descerramento da fotografia do Comandante substituído na Galeria de Comandantes do CIAAR. Oportunidade em que o Brigadeiro Kaipper entregou ao Coronel Avellar o distintivo da Organização Militar.

Novo Comandante

O Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Ingressou na Força Aérea Brasileira em 14 de fevereiro de 1989. Foi declarado Aspirante-a-Oficial em 1º de dezembro de 1995 e promovido ao atual posto em 25 de dezembro de 2017. Antes de assumir o cargo de Comandante do CIAAR, ocupou o cargo de Chefe da 1SC3 do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, na sexta-feira (10/05), a formatura da Turma Titanium, composta por 108 novos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). Os militares atuarão em diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) por todo o país.

A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, acompanhado do Comandante do CIAAR, Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal. Estiveram presentes, também, Oficiais-Generais do Exército Brasileiro e da Aeronáutica, dentre outras autoridades militares e civis.

Foram promovidos ao posto de Primeiro-Tenente os estagiários dos Cursos de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos, dos Estágios de Adaptação de Oficiais Engenheiros e de Apoio da Aeronáutica e do Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães da Aeronáutica. A Turma de 2024 é formada por 48 médicos, 07 dentistas, três farmacêuticos, 22 engenheiros, 27 oficiais de apoio e um capelão.

Aprendizado e superação

Durante o período do curso, os estagiários receberam instruções de diversos tipos, além de um treinamento militar intensivo.

Agraciado

O primeiro colocado da Turma Titanium, Primeiro Tenente Analista de Sistemas Rafael Marilson de Sousa da Silva, emocionado exaltou: “Estou sentindo uma grande emoção e sentimento de gratidão por ter chegado até aqui. Agradeço a Deus e a meus familiares que me deram todo o suporte e apoio necessário nessa jornada. Estou honrado de representar a turma Titanium.”, disse.

Pelo desempenho durante o curso, o novo Oficial foi agraciado com o “Prêmio Força Aérea Brasileira”, entregue pelo Comandante do CIAAR, Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal e o “Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa”, entregue pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero.

O Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Reis, entregou a Espada, símbolo do oficialato, e realizou a imposição da Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo, destinada a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução de Oficiais e Praças do COMAER que venham a se distinguirem nas atividades escolares.

Na oportunidade, o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Reis, parabenizou os formandos e destacou: “A Aeronáutica, como uma das Forças Armadas responsáveis pela defesa e segurança do nosso país, demanda profissionais altamente capacitados e comprometidos com a missão de manter a soberania nacional. Os oficiais médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, de apoio e capelães desempenham papéis fundamentais no contexto militar, contribuindo para o bem-estar, a eficiência operacional e o apoio espiritual das tropas”, disse.

O Comandante do CIAAR, Coronel Avellar, também parabenizou os formandos e destacou: “Tenho a certeza que terão muito sucesso em suas carreiras. Parabenizo também aos familiares, amigos e instrutores, pois os senhores também tiveram parcela nessa conquista, fizeram o melhor e formaram uma excelente turma”, disse.

 

 
Os militares atuarão nas diversas Organizações da FAB distribuídas pelo país

 

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), realizou, nessa quinta-feira (07/12), a solenidade militar de formatura de 132 novos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles são oriundos do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) do ano de 2023 – Turma Mollitiam.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que foi recebido pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper. Também prestigiaram a solenidade Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica.

Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Damasceno parabenizou a turma formada por militares que já compunham a Força como Graduados. “A partir de hoje, vocês dão início a uma nova e crucial etapa em suas carreiras. A platina, que, agora, repousa em seus ombros, não é apenas um distintivo, é um símbolo carregado de significado, que traz consigo o peso da responsabilidade de liderar homens e mulheres na incansável busca pela elevação da Bandeira brasileira e pela honrosa projeção do nome de nossa instituição. Parabéns, Turma Mollitiam! Parabéns à Força Aérea Brasileira, sempre presente, onde o Brasil precisar!”, disse.

“Como Comandante do CIAAR, sinto-me honrado porque, hoje, cumprimos nossa missão de formar mais 132 oficiais, que vão estar espalhados pelo Brasil inteiro. Tenho certeza que terão pleno êxito onde estiverem porque entenderam a missão que eles têm e a liderança que vão desenvolver”, declarou o Brigadeiro do Ar Kaipper. 

A primeira colocada da turma, Tenente Especialista em Serviços Administrativos Tatiana Siqueira Sôares, recebeu, das mãos do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, o Prêmio Força Aérea Brasileira. Já o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa foi entregue pelo Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. A Tenente recebeu, ainda, das mãos do Comandante da Aeronáutica, a espada e a imposição da Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo. As recompensas são concedidas aos alunos primeiros colocados nas escolas de formação.

“É uma grande honra representar a Turma Mollitiam, somos 132 resilientes, cada um com a sua história, suas particularidades, e o mais recompensador é receber o reconhecimento da turma por todos os percalços e imprevistos que me trouxeram até aqui. Espero, de coração, estar à altura desse privilégio”, disse a 01 da turma. 

O Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, fez questão de participar da cerimônia. “Esse dia é importante não só para esses Graduados, que, agora, ascendem ao posto de Oficiais, mas também para a Força Aérea Brasileira, que está recebendo profissionais que vão compor uma gama infinita de liderança no nosso país já com a experiência de Graduado”, declarou.

A cerimônia contou, ainda, com a entrega da espada aos demais formandos pelos padrinhos e madrinhas, com o compromisso prestado pelos formandos perante a Bandeira Nacional e com o desfile da tropa em continência ao Comandante da Aeronáutica e o tradicional "fora de forma".

A Turma de 2023, cujo Estágio foi realizado no período de 04/09 a 07/12, foi composta por estagiários das especialidades de Aeronaves (ANV), Armamento (ARM), Comunicações (COM), Controle de Tráfego Aéreo (CTA), Fotografia (FOT), Guarda e Segurança (GDS), Meteorologia (MET), Música (MUS), Serviços Administrativos (SVA), Serviços de Informações Aeronáuticas (SIA), Serviços de Engenharia (SVE), Serviços Hospitalares (SVH), Serviços de Manutenção (SVM), Suprimento Técnico (SUP).

Clique aqui e assista ao vídeo da matéria.

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER
Vídeo: Sargento Renata / CECOMSAER

 
ENCONTRO DE GESTORES - 5° Encontro de Gestores do Comando-Geral do Pessoal
 
Entre os dias 19/09 e 22/09, 120 militares de diversas organizações se reuniram para discutir a gestão de recursos humanos

Gestores do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) da Força Aérea Brasileira (FAB) se reuniram com o objetivo de alinhar conhecimentos e experiências estratégicas para aprimorar a gestão de pessoal na Instituição. Em sua quinta edição, o encontro é realizado uma vez por ano e, em 2023, ocorreu no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), reunindo cerca de 120 militares de diversas organizações militares de todo o Brasil.

O Comandante do COMGEP, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, destacou a importância de se realizar eventos dessa natureza, principalmente pela troca de experiência e alinhamento com as diretrizes do Comando da Aeronáutica. “É uma forma de averiguarmos como andam nossas diretrizes e, a partir desse momento, avaliarmos os nossos resultados e nos orientarmos de acordo com o que deve ser cumprido e como deve ser cumprido, baseado nas ações de Força Aérea. Para isso, diversas reuniões gerais e em grupos menores foram realizadas para que pudéssemos obter informações que, posteriormente, foram debatidas em auditório”, explicou. 

O evento teve como foco principal a discussão sobre recursos humanos e gestão nas organizações militares, além de explorar estratégias para o incremento na área de saúde dentro das instituições militares. Assim, o papel da Diretoria de Saúde (DIRSA) foi evidenciado. O Diretor da DIRSA, Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves ressaltou que a Organização tem um papel de protagonismo, uma vez que são mais de 92 mil vidas pertencentes ao Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU).

“Esse encontro é uma oportunidade ímpar para que não apenas os profissionais de saúde, mas os demais possam interagir com a área, em prol da melhoria contínua, o que no SISAU é fundamental pela possibilidade de inovação e incremento”, comentou.

A atividade de ensino também fez parte dos debates, salientando a importância das atividades acadêmicas na formação dos militares da Força Aérea. Assim, segundo o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major - Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, a reunião foi muito proveitosa, pois foi possível rever as diretrizes de Comando do COMGEP e o andamento das tarefas e das ações relacionadas à modernização do ensino. “A integração e as boas práticas com todas as diretorias fez com que a missão fosse concluída com eficiência”, afirmou.

Outra pauta relevante diz respeito à criação dos Serviços de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica (SEREP), uma vez que 34 mil militares são formados, por ano, nestas organizações. Dessa forma, o Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, falou sobre a essencialidade do evento não apenas pela fundamental troca de experiências, mas pela oportunidade de ter os ‘SEREPs’ participando, uma vez que pode-se discutir vários aspectos referentes ao serviço militar, principalmente os referentes à formação dos militares temporários.

 

A presença do Comandante da Aeronáutica: “Missão é capital. Humanos são inegociáveis!”

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno esteve presente no encerramento do Encontro de Gestores do COMGEP e, ministrou palestra acerca dos assuntos apresentados, destacando a importância da gestão eficaz dos recursos humanos para o sucesso das operações da FAB.

Durante sua apresentação, o Tenente-Brigadeiro Damasceno destacou a relevância de se manter um corpo de pessoal altamente qualificado e motivado. Ele enfatizou a necessidade de investir em treinamento contínuo, aprimoramento profissional e promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo. "Nossos recursos humanos são a espinha dorsal de nossa força aérea. Devemos cuidar de nossos profissionais para alcançarmos excelência operacional", afirmou.

O Comandante ressaltou, ainda, que a saúde física e mental dos militares desempenha um papel vital na prontidão operacional, exaltando, inclusive, a importância de ações alusivas ao “Setembro Amarelo”. Assim, anunciou investimentos em programas de bem-estar e cuidados de saúde, visando garantir que todos os membros da FAB tenham acesso a serviços médicos de alta qualidade.

No encerramento do evento, o Comandante expressou sua confiança de que as discussões e estratégias delineadas durante o encontro levarão a melhorias significativas na Força Aérea Brasileira, permitindo que ela continue a desempenhar um papel fundamental na defesa do país e na prestação de serviços de qualidade à nação.

Termo de Compromisso Hospital/ OSA Padrão

Como forma de evidenciar a preocupação com a saúde de todos os militares da Força Aérea, as Unidades da Saúde encontram-se sempre em constante evolução e, neste anos, passam por reformas estruturais e técnicas, com o recebimento de novos equipamentos e a ampliação de setores.

Assim, ainda no encerramento do Encontro de Gestores, aconteceu a assinatura do Termo de Compromisso Hospital/ OSA Padrão pelo Comandante da FAB, pelo Comandante do COMGEP e pelo Comandante da DIRSA, que tem como objetivo nortear o processo de melhoria contínua, com ênfase em infraestrutura de processos, de modo a proporcionar a excelência na prestação de serviços de saúde no âmbito do Sistema de Saúde da Aeronáutica.

 

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER
Vídeo: Sargento Lucas Nunes/ CECOMSAER

 

Fim do conteúdo da página