Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FORMATURA - CIAAR forma 132 novos Oficiais da FAB
Início do conteúdo da página
 
Os militares atuarão nas diversas Organizações da FAB distribuídas pelo país

 

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), realizou, nessa quinta-feira (07/12), a solenidade militar de formatura de 132 novos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles são oriundos do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) do ano de 2023 – Turma Mollitiam.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que foi recebido pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper. Também prestigiaram a solenidade Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica.

Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Damasceno parabenizou a turma formada por militares que já compunham a Força como Graduados. “A partir de hoje, vocês dão início a uma nova e crucial etapa em suas carreiras. A platina, que, agora, repousa em seus ombros, não é apenas um distintivo, é um símbolo carregado de significado, que traz consigo o peso da responsabilidade de liderar homens e mulheres na incansável busca pela elevação da Bandeira brasileira e pela honrosa projeção do nome de nossa instituição. Parabéns, Turma Mollitiam! Parabéns à Força Aérea Brasileira, sempre presente, onde o Brasil precisar!”, disse.

“Como Comandante do CIAAR, sinto-me honrado porque, hoje, cumprimos nossa missão de formar mais 132 oficiais, que vão estar espalhados pelo Brasil inteiro. Tenho certeza que terão pleno êxito onde estiverem porque entenderam a missão que eles têm e a liderança que vão desenvolver”, declarou o Brigadeiro do Ar Kaipper. 

A primeira colocada da turma, Tenente Especialista em Serviços Administrativos Tatiana Siqueira Sôares, recebeu, das mãos do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, o Prêmio Força Aérea Brasileira. Já o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa foi entregue pelo Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. A Tenente recebeu, ainda, das mãos do Comandante da Aeronáutica, a espada e a imposição da Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo. As recompensas são concedidas aos alunos primeiros colocados nas escolas de formação.

“É uma grande honra representar a Turma Mollitiam, somos 132 resilientes, cada um com a sua história, suas particularidades, e o mais recompensador é receber o reconhecimento da turma por todos os percalços e imprevistos que me trouxeram até aqui. Espero, de coração, estar à altura desse privilégio”, disse a 01 da turma. 

O Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, fez questão de participar da cerimônia. “Esse dia é importante não só para esses Graduados, que, agora, ascendem ao posto de Oficiais, mas também para a Força Aérea Brasileira, que está recebendo profissionais que vão compor uma gama infinita de liderança no nosso país já com a experiência de Graduado”, declarou.

A cerimônia contou, ainda, com a entrega da espada aos demais formandos pelos padrinhos e madrinhas, com o compromisso prestado pelos formandos perante a Bandeira Nacional e com o desfile da tropa em continência ao Comandante da Aeronáutica e o tradicional "fora de forma".

A Turma de 2023, cujo Estágio foi realizado no período de 04/09 a 07/12, foi composta por estagiários das especialidades de Aeronaves (ANV), Armamento (ARM), Comunicações (COM), Controle de Tráfego Aéreo (CTA), Fotografia (FOT), Guarda e Segurança (GDS), Meteorologia (MET), Música (MUS), Serviços Administrativos (SVA), Serviços de Informações Aeronáuticas (SIA), Serviços de Engenharia (SVE), Serviços Hospitalares (SVH), Serviços de Manutenção (SVM), Suprimento Técnico (SUP).

Clique aqui e assista ao vídeo da matéria.

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER
Vídeo: Sargento Renata / CECOMSAER

Fim do conteúdo da página