O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, nesta quinta-feira (05/12), a Solenidade Militar de Entrega de Espadas aos 178 Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), oriundos do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF 2024) – Turma Kadosh.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Alexandre Avellar Leal, entre outras autoridades militares e civis.
Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica deixou sua mensagem aos formandos. “Chegar até aqui exigiu de cada um de vocês uma bagagem de experiências que hoje se torna ainda mais rica e ainda mais desafiadora. Ao deixar essa Instituição, saibam vocês que o novo capítulo se abre em suas trajetórias, pois leva consigo o conhecimento adquirido, a liderança cultivada e o compromisso inabalável de servir a pátria, agora portando as suas espadas. Na qualidade de Comandante da nossa amada Força Aérea Brasileira, a mensagem que eu gostaria de passar ao nomeá-los ao posto de Oficiais é que mantenham a determinação e a dedicação que os trouxeram até este marco”, ressaltou o Oficial-General.
Comandados pelo Capitão Aviador Vinicius Coutinho Loyola, a Turma Kadosh deslocou para o dispositivo ao som da canção do CIAAR. Os formandos receberam a espada, símbolo do Oficialato nas Forças Armadas, e prestaram o compromisso à Bandeira Nacional, num ato que simboliza o juramento de bem cumprir os deveres inerentes à carreira do Oficial.
O Tenente Especialista da Aeronáutica, Vagner de Miranda André, foi o primeiro colocado da Turma, recebendo das mãos do Diretor Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa.
O primeiro colocado também recebeu o Prêmio Força Aérea Brasileira, entregue pelo Comandante Geral de Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Ricardo Reis Tavares. O prêmio é concedido aos Cadetes e alunos brasileiros, primeiros colocados na classificação geral do Curso de Formação ou de Adaptação de Oficiais e de Sargentos do Comando da Aeronáutica.
“É uma imensa alegria estar aqui celebrando este momento. Aprendi muito durante o curso. Agora, como Oficiais, assumimos novas atribuições. O CIAAR é um centro de excelência, com instrutores altamente capacitados, que compartilharam valiosos conhecimentos conosco”, afirmou o primeiro colocado da Turma.
Durante a solenidade, houve a entrega da espada aos formandos pelos padrinhos e madrinhas, o compromisso solene prestado perante à Bandeira Nacional e o desfile da tropa, que prestou continência ao Comandante da Aeronáutica, seguido do tradicional "fora de forma".
“Hoje tivemos a oportunidade de testemunhar um momento memorável e de muita emoção. A Turma Kadosh realmente honrou o significado do seu nome, ‘Escolhido por Deus e diferente dos iguais’. Guerreiros da Turma Kadosh, sigam em frente e elevem cada vez mais o nome da Nossa Força Aérea Brasileira”, disse o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Alexandre Avellar Leal.
Turma Kadosh
Dos 178 formandos, 11 são especialistas em Aeronaves (ANV), 12 em Armamentos (ARM), 6 Bombeiros da Aeronáutica, 11 em Comunicações, 17 em Controle de Tráfego Aéreo, 7 em Fotografia, 15 em Guarda e Segurança (GSD), 5 em Meteorologia (MET), 3 Músicos (MUS), 30 em Serviços Administrativos (SVA), 11 em Serviços de Engenharia (SVE), 2 em Serviços de Informações Aeronáuticas (SIA), 14 em Serviços de Manutenção (SVM), 21 em Serviços Hospitalares (SVH) e 13 em Suprimento Técnico (SUP).
Redes Sociais