Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica forma 108 novos Oficiais
Início do conteúdo da página

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, na sexta-feira (10/05), a formatura da Turma Titanium, composta por 108 novos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). Os militares atuarão em diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) por todo o país.

A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, acompanhado do Comandante do CIAAR, Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal. Estiveram presentes, também, Oficiais-Generais do Exército Brasileiro e da Aeronáutica, dentre outras autoridades militares e civis.

Foram promovidos ao posto de Primeiro-Tenente os estagiários dos Cursos de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos, dos Estágios de Adaptação de Oficiais Engenheiros e de Apoio da Aeronáutica e do Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães da Aeronáutica. A Turma de 2024 é formada por 48 médicos, 07 dentistas, três farmacêuticos, 22 engenheiros, 27 oficiais de apoio e um capelão.

Aprendizado e superação

Durante o período do curso, os estagiários receberam instruções de diversos tipos, além de um treinamento militar intensivo.

Agraciado

O primeiro colocado da Turma Titanium, Primeiro Tenente Analista de Sistemas Rafael Marilson de Sousa da Silva, emocionado exaltou: “Estou sentindo uma grande emoção e sentimento de gratidão por ter chegado até aqui. Agradeço a Deus e a meus familiares que me deram todo o suporte e apoio necessário nessa jornada. Estou honrado de representar a turma Titanium.”, disse.

Pelo desempenho durante o curso, o novo Oficial foi agraciado com o “Prêmio Força Aérea Brasileira”, entregue pelo Comandante do CIAAR, Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal e o “Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa”, entregue pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero.

O Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Reis, entregou a Espada, símbolo do oficialato, e realizou a imposição da Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo, destinada a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução de Oficiais e Praças do COMAER que venham a se distinguirem nas atividades escolares.

Na oportunidade, o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Reis, parabenizou os formandos e destacou: “A Aeronáutica, como uma das Forças Armadas responsáveis pela defesa e segurança do nosso país, demanda profissionais altamente capacitados e comprometidos com a missão de manter a soberania nacional. Os oficiais médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, de apoio e capelães desempenham papéis fundamentais no contexto militar, contribuindo para o bem-estar, a eficiência operacional e o apoio espiritual das tropas”, disse.

O Comandante do CIAAR, Coronel Avellar, também parabenizou os formandos e destacou: “Tenho a certeza que terão muito sucesso em suas carreiras. Parabenizo também aos familiares, amigos e instrutores, pois os senhores também tiveram parcela nessa conquista, fizeram o melhor e formaram uma excelente turma”, disse.

 

Fim do conteúdo da página