O capitão Aviador Douglas André Kleveston Soliman representou o Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) no encontro entre controladores de tráfego aéreo e pilotos, que aconteceu no dia 23 de setembro, em Foz do Iguaçu-PR. O evento foi promovido pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu-PR (DTCEA-FI) e reuniu também profissionais da Argentina e do Paraguai que atuam na região.
O encontro, que tem por finalidade a promoção da segurança operacional, faz parte do Programa Anual de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do CINDACTA II (Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo).
Com a finalidade de elevar o nível de atenção no meio aeronáutico, o Capitão Soliman abordou os princípios do SIPAER – Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. O palestrante ainda evidenciou os fatores contribuintes em acidentes aéreos e as ferramentas de prevenção (RELPREV – Relatório de Prevenção, RCSV – Relatório ao CENIPA de Segurança de Voo, e outros), apresentando estudo de casos reais.
Na avaliação do Comandante do DTCEA-FI, Major Especialista em Meteorologia joacir Augustinho Oliveira, o evento alcançou repercussão internacional com a participação de controladores de voo paraguaios e argentinos. “Uma oportunidade para a troca de informações entre profissionais da segurança operacional para a melhoria na qualidade dos serviços prestados ao usuário, proporcionando mais segurança à sociedade”, afirmou.
Entre os temas discutidos, destaque para segurança operacional do aeroporto internacional de Foz do Iguaçu, identificação de perigos no gerenciamento de segurança operacional, estresse nos serviços do controlador e aeronavegante, além da abordagem sobre modificações na Terminal e nos Serviços de tráfego Aéreo de Foz do Iguaçu.
Participaram pilotos e proprietários de aeródromos da região Terminal de Controle de Foz de Iguaçu, da Argentina e do Paraguai, profissionais de órgãos de Segurança Pública, Infraero, membros de Aeroclubes e outros.
Localização – O DTCEA-FI, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, está distante da capital paranaense cerca de 630 quilômetros. A cidade possui aproximadamente 300 mil habitantes, e 85% dos passageiros que circulam no aeroporto são atraídos pelo turismo da região. As Cataratas do Iguaçu aparecem como o terceiro local mais visitado por estrangeiros no Brasil, ficando atrás de Forianópolis e Rio de Janeiro.
Redes Sociais