Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V apóia a Segurança de Voo na manutenção
Início do conteúdo da página

Foto - Marcos SuguioNo próximo sábado, 19 de setembro, o Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) apóia Seminário de Segurança de Voo na manutenção aeronáutica, em parceria com a Escola Flight de Aviação. O evento ocorre nas dependências da escola,  localizada nas proximidades do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

De acordo com a diretora Aneli Lisboa, o objetivo do seminário é focar na prevenção. “Queremos que os futuros profissionais da manutenção despertem para a importância do papel que eles desempenham na segurança aérea. Os acidentes aeronáuticos sempre apontam para os erros de cabine, porém é necessário verificar o que foi feito antes nos cuidados com a aeronave”, afirmou.

Em meio aos preparativos, a expectativa se volta para o desenvolvimento do seminário, tendo em vista ser este o primeiro evento específico para mecânicos de manutenção aeronáutica. "Essa prática deve se manter no futuro", disse a diretora Aneli. Segundo ela, a equipe de manutenção sempre participou de eventos abertos a todos os profissionais de aviação, porém esse é um momento especial que marca o encontro da categoria para discutir problemas inerentes à atividade

Palestrantes - A equipe do SERIPA V, composta por três palestrantes, discorre sobre temas essenciais à manutenção, tais como a filosofia SIPAER, instrumentos de prevenção, peças não aprovadas (unapproved parts - no idioma Inglês), manutenção de aeronaves, ação inicial no local do acidente, combustíveis e lubrificantes, além de estudo de caso na manutenção.

O  Tenente Especialista em Suprimento Técnico, especializado em manutenção e investigação de aeronaves, João Pedro Greef Burk fala sobre a utilização de peças não aprovadas na aviação, enfatizando o potencial de risco que representa o uso de peças clandestinas ou falsas. Na segunda palestra, Tenente Greef enfoca aspectos relacionados ao manuseio, controle e operacionalidades do combustível  e lubrificantes na aviação.

Mecânico de Aeronaves, o Suboficial Roberval Correa Espadim, que possui especialização em aeronavegabilidade Continuada pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), mostra a  importância da ação inicial do processo investigatório destacando os procedimentos básicos na preservação de indícios e evidências no local da ocorrência. O palestrante também aborda  sobre a doutrina de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - SIPAER, além de estudo de caso na área de manutenção.

Já o palestrante, Suboficial Andre Raimann, que acumula experiências como inspetor técnico e  vistorias de aeronaves, também é credenciado como elemento de manutenção pelo CENIPA. No seminário, Suboficial Raimann discorre sobre as ferramentas da prevenção previstas na Norma de Segurança do Comando da Aeronáutica (NSCA 3-3), bem como as boas práticas na manutenção e danos causados por objetos estranhos conhecidos como FOOD ( Foreign Object Damage - na Língua Inglesa).

A Escola Flight de Aviação forma cerca de 200 mecânicos de manutenção aeronáutica, por ano, especializados para atender às exigências do mercado de aviação. O trabalho de um Mecânico abrange desde o cuidado com a manutenção preventiva até do reparo de aeronaves.

Fim do conteúdo da página