Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA I divulga a Segurança de Voo no Maranhão
Início do conteúdo da página

Entre os dias 18 e 20 de agosto de 2015, o Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - SERIPA I realizou reuniões de segurança de voo com operadores do Estado do Maranhão.

No Clube de Aviação Ultraleve - CAVU, localizado no aeródromo da cidade de Raposa-MA, a segurança de voo foi tratada com o objetivo de mitigar possíveis ocorrências envolvendo ultraleves ou mesmo aeronaves de pequeno porte que utilizam as instalações do CAVU.

Temas como RELPREV, Risco da Fauna, Ação inicial, Recebimento de Material Aeronáutico, Comunicação de Ocorrência, Raio Laser e Gerenciamento do Risco foram pauta das reuniões com as Empresas Cururupu Táxi Aéreo e PMR Táxi Aéreo, sediadas no Aeroporto Cunha Machado, em São Luís. Os funcionários das empresas participaram das reuniões, especialmente aqueles que compõem os setores de operações e de manutenção.

 

 

O SERIPA I realizou as palestras sobre “Cultura do Reporte”, “Prevenção na Instrução Aérea” e “Pré-voo”, no Aeroclube do Maranhão, com o objetivo de conscientizar os pilotos que ainda estão em formação e estabelecer uma base conceitual sobre os conhecimentos atrelados à segurança de voo. “Esta atividade junto aos Aeroclubes tem grande importância, principalmente quando pensamos em preparar um futuro com menos acidentes aéreos”, destacou o capitão aviador Júlio César Noschang Junior, Chefe da Seção de Investigação do SERIPA I.

Reforçando os assuntos que podem melhorar a segurança do tráfego aéreo, foi realizado, em parceria com o DTCEA-SL, um Seminário de Segurança de Voo, cujo público alvo estava centrado nos diversos segmentos da comunidade aeronáutica local. Nesse evento, foram apresentados temas como “A importância da fraseologia nas comunicações entre pilotos e controle”, “Investigação de acidentes aeronáuticos”, “Prevenção de Incursão em Pista”, “Prevenção no Monitoramento de Motores Convencionais” e “Análise de acidentes aeronáuticos”.

De acordo com o tenente-coronel Marcus Antonio Carvalho de Lima, Chefe do SERIPA I, “Levar o conhecimento de temas tão importantes à comunidade aeronáutica do Maranhão, não somente ajuda a cumprir a missão de nosso Serviço, mas também abrange um papel social de melhoria das condições de operação e segurança de cada operador de aeronave”.

Fim do conteúdo da página