Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V foca prevenção no Aeroclube de Eldorado do Sul
Início do conteúdo da página

Visitas técnicas associadas a palestras de prevenção é uma fórmula que tem dado certo no programa de atividades desenvolvido pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 5).  A iniciativa, que já beneficiou os aeroclubes do Rio Grande do Sul, Montenegro e Eldorado do Sul, localizados na região metropolitana de Porto Alegre (RS), tem se revelado eficaz no trato de assuntos relacionados à instrução aérea.

Na tarde de sexta feira (28/10), o Chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, proferiu palestra à comunidade aeronáutica de Eldorado do Sul, ocasião em que abordou os temas: aerodinâmica e desempenho de aeronaves de baixa performance, e checklist, destacando a necessidade em seguir procedimentos padronizados. 

“Apesar de parecerem conteúdos acadêmicos simples, as investigações evidenciam várias deficiências no entendimento e aplicação prática de tais assuntos, por vezes com consequências fatais”, disse o Tenente-Coronel Renato, que considerou o momento oportuno para interagir com a comunidade de instrução e verificar como executam suas atividades.

“Os conhecimentos recebidos por nossos instrutores e alunos são imensuráveis”, disse o presidente do Aeroclube. Segundo ele, essa medida fica por conta da repercussão dos comentários sobre a palestra que foram de elogios e motivação para aprender cada vez mais. “O embasamento e a forma de comunicação do palestrante  permitiu esclarecer dúvidas e conhecer melhor os procedimentos de segurança da aviação”, disse.

Ardoroso defensor da Segurança de Voo, o presidente instituiu na sua gestão um evento que acontece a cada 40 dias, reunindo alunos e pilotos recém formados para focar a segurança na atividade aérea. O aeroclube tem por prática diária, às 8h, antes do início das operações, reunir todos os envolvidos no voo para conversar sobre meteorologia, aeronaves e voos programados. Ao  aluno é permitido participar da análise meteorológica.

Para o gestor de Segurança Operacional, instrutor de voo Mateus Pacheco, atuar na Segurança de Voo é um trabalho complexo, que requer envolvimento em tudo o que acontece na instituição. “Desde a realização de uma obra até a aquisição de uma aeronave, nada acontece sem que o gestor tenha conhecimento, explicou. Segundo ele, a parceria com o SERIPA V  ajuda na atualização de temas de interesse da instrução aérea.

O aeroclube de Eldorado do Sul herdou a tradição do antigo Aeroclube de São Leopoldo fundado em 1941, e ganhou nova sede, ampliou as instalações, adotando o nome do atual município em que está localizado, distante apenas 31 quilômetros da capital gaúcha.

Nos últimos cinco anos, a entidade voou cerca de 10 mil horas e formou aproximadamente 300 novos pilotos para o mercado de aviação. Atualmente possui 21 aeronaves dos tipos Paulistinha,  Aero Boero 115, Cherokee, Tupi, Arrow e Seneca , utilizando uma pista de 1600 x 30 metros, com freqüência própria para comunicação.  Piloto Privado, Piloto Comercial e Voo por Instrumento/Multimotor são os cursos oferecidos pela entidade.
 

Fim do conteúdo da página