Visitas técnicas associadas a palestras de prevenção é uma fórmula que tem dado certo no programa de atividades desenvolvido pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 5). A iniciativa, que já beneficiou os aeroclubes do Rio Grande do Sul, Montenegro e Eldorado do Sul, localizados na região metropolitana de Porto Alegre (RS), tem se revelado eficaz no trato de assuntos relacionados à instrução aérea.
Na tarde de sexta feira (28/10), o Chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, proferiu palestra à comunidade aeronáutica de Eldorado do Sul, ocasião em que abordou os temas: aerodinâmica e desempenho de aeronaves de baixa performance, e checklist, destacando a necessidade em seguir procedimentos padronizados.
“Apesar de parecerem conteúdos acadêmicos simples, as investigações evidenciam várias deficiências no entendimento e aplicação prática de tais assuntos, por vezes com consequências fatais”, disse o Tenente-Coronel Renato, que considerou o momento oportuno para interagir com a comunidade de instrução e verificar como executam suas atividades.
“Os conhecimentos recebidos por nossos instrutores e alunos são imensuráveis”, disse o presidente do Aeroclube. Segundo ele, essa medida fica por conta da repercussão dos comentários sobre a palestra que foram de elogios e motivação para aprender cada vez mais. “O embasamento e a forma de comunicação do palestrante permitiu esclarecer dúvidas e conhecer melhor os procedimentos de segurança da aviação”, disse.
Ardoroso defensor da Segurança de Voo, o presidente instituiu na sua gestão um evento que acontece a cada 40 dias, reunindo alunos e pilotos recém formados para focar a segurança na atividade aérea. O aeroclube tem por prática diária, às 8h, antes do início das operações, reunir todos os envolvidos no voo para conversar sobre meteorologia, aeronaves e voos programados. Ao aluno é permitido participar da análise meteorológica.
Para o gestor de Segurança Operacional, instrutor de voo Mateus Pacheco, atuar na Segurança de Voo é um trabalho complexo, que requer envolvimento em tudo o que acontece na instituição. “Desde a realização de uma obra até a aquisição de uma aeronave, nada acontece sem que o gestor tenha conhecimento, explicou. Segundo ele, a parceria com o SERIPA V ajuda na atualização de temas de interesse da instrução aérea.
O aeroclube de Eldorado do Sul herdou a tradição do antigo Aeroclube de São Leopoldo fundado em 1941, e ganhou nova sede, ampliou as instalações, adotando o nome do atual município em que está localizado, distante apenas 31 quilômetros da capital gaúcha.
Nos últimos cinco anos, a entidade voou cerca de 10 mil horas e formou aproximadamente 300 novos pilotos para o mercado de aviação. Atualmente possui 21 aeronaves dos tipos Paulistinha, Aero Boero 115, Cherokee, Tupi, Arrow e Seneca , utilizando uma pista de 1600 x 30 metros, com freqüência própria para comunicação. Piloto Privado, Piloto Comercial e Voo por Instrumento/Multimotor são os cursos oferecidos pela entidade.
Redes Sociais