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Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V consolida EPIA no Estado de Santa Catarina
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Encerrou-se na sexta-feira o Estágio de Padronização de Instrução Aérea (EPIA), que aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto, em Florianópolis-SC. A Segunda edição inovou com um amplo debate aberto à comunidade aeronáutica sobre questões relacionadas à legislação atual, além de relatos dos participantes sobre experiências na atividade aérea.

O EPIA, promovido pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), atraiu mais de 100 profissionais, entre instrutores de voo, gerentes, gestores de segurança e alunos de escolas e aeroclubes da região, que compareceram ao Centro de Ensino Academia Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.

Na avaliação do chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, o EPIA está consolidado como um trabalho focado na padronização da instrução aérea , e não se afastará de seu objetivo principal que é a melhoria na qualidade da formação de instrutores.

– O apoio e a receptividade dos profissionais da Aviação de Instrução tem sido gratificante, declarou.

 Palestras - O Preenchimento da Ficha de Voo, na abordagem da Capitã Aviadora Camila Bolzan, despertou o interesse da audiência pela importância do tema. Segundo a investigadora, é necessário que o instrutor conheça os princípios relacionados aos níveis de aprendizagem, atribuição de grau (nota),  além de procedimentos recomendados para evitar erros de avaliação.

– A Ficha de Voo é o feedback do aluno. O que se fala pode ser esquecido, enquanto o que é registrado evidencia a evolução na atividade aérea, destacou.

O Capitão Aviador Vinícius Martini Perez, chefe de investigação do SERIPA V, falou sobre Brifim e Debrifim. A primeira análise o tema parece óbvio, porém quando se desenvolve o assunto há uma gama de orientações e instruções que vão além da familiarização de técnicas recomendadas.

Capitão Perez alerta para a eficácia da comunicação no momento do brifim e debrifim– O sucesso do voo começa com um bom planejamento, objetividade, mas principalmente, precisão e clareza na comunicação entre instrutor e aluno, explicou o Capitão Perez.

A Aerodinâmica e Desempenho em Aeronaves de Baixa Performance, palestra proferida pelo chefe do SERIPA V, focou aspectos sobre o desempenho de aeronaves, os quais são identificados no processo do investigação, tanto naquelas de asas fixas quanto rotativas.

– Apesar de ser um assunto essencialmente técnico, identificamos um conhecimento superficial do piloto sobre um tema que é básico na aviação, afirmou o Tenente-Coronel Renato.

Os Erros mais Comuns em Acidentes da Aviação de Instrução foi o assunto da palestra do Tenente-Coronel Aviador Max Adolfo Nardes. O palestrante analisou estudo de casos reais, destacando o julgamento de pilotagem, a aplicação de comandos e a supervisão gerencial como os principais fatores contribuintes para a ocorrência aeronáutica.

"Pior que o primeiro acidente é acontecer o segundo.  A dor da perda é de quem fica, em especial da família, que tem dificuldades em aceitar os erros cometidos pelo piloto”, disse o chefe do SERIPA V, que fez uma breve análise sobre aspectos das normas de aviação civil.

Tenente-Coronel Nardes mostra os erros mais comuns na instrução aéreaA legislação, último tema apresentado no EPIA,  suscitou diversos comentários e questionamentos da audiência, marcando um amplo debate no encerramento do evento, no Centro de Ensino da Academia de Polícia Militar de Santa Catarina.

Repercussão - Enderson Rafael Teixeira dos Santos cursou Publicidade e Propaganda, escreveu quatro livros e foi Comissário de Voo por nove anos na Linha Aérea. Aproveitando uma licença não remunerada oferecida pela companhia, fez curso de piloto nos Estados Unidos e atualmente voa Boeing 737.

“O EPIA tem o mérito de alcançar a nivelação da instrução básica no Brasil. Por falhas na formação, muitos alunos e até instrutores desconhecem o procedimento de cálculos de performance, peso e balanceamento da aeronave, por exemplo,  e o fazem por dedução. Esse é um fator crítico na aviação leve, que põe em risco as operações. Há uma acomodação cultural que precisa ser modificada”, declarou Enderson.

Maitê Marcolan Candaten é agente da Policial Federal e trabalha no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, enquanto estuda Ciências Aeronáuticas para alcançar o sonho de ser piloto. “Gostei do evento pelo excelente nível de conhecimento dos palestrantes e a preocupação que eles demonstram com a padronização da instrução aérea”, afirmou.

O professor Eduardo Morteo Bastos, de São Paulo, participou do EPIA para conhecer melhor os problemas vivenciados pelos profissionais. Ele faz parte da comissão que elabora o Manual Geral de Treinamento previsto para 2016.  “O EPIA  deveria ser disseminado pelos demais órgãos regionais do CENIPA, já que os problemas da Aviação de Instrução da Região Sul são os mesmos em qualquer parte do Brasil”, afirmou.

Gestor de Segurança Operacional, o piloto comercial Jack Villarpando dos Santos, da Bahia, esteve no primeiro evento, em Porto Alegre-RS. Gostou tanto dos temas que decidiu acompanhar a segundo edição para saber mais sobre o checklist, uma das novidades apresentadas. " A ideia é conhecer as diversas realidades onde acontece o EPIA e vivenciar esse intercâmbio com os profissionais de outras regiões", justificou.

Leo Wagner Rosa é instrutor de voo no Aeroclube de Blumenau, distante 150 quilômetros da capital catarinense. “No início do ano, houve um acidente com a perda de controle em solo,  e acendeu uma luz amarela no Aeroclube. A direção determinou a participação de todos os instrutores, gerentes e diretores no EPIA. Posso dizer que foi uma excelente experiência”, declarou.

Próximo EPIA - O encontro com a próxima edição do EPIA já está marcado para os dias 5 e 6 de novembro, no município de Londrina, no Estado do Paraná. A escolha da cidade se deve ao expressivo número de escolas e aeroclubes, bem como os altos índices de acidentes registrados na região. Fique atente, em breve será divulgado o período de inscrição.

Atualizado em 23/08/2015, às 11h50.

 

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