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O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) promove treinamento para implantação do sistema de gestão da qualidade. Para isso, começou nesta semana (27/07), um ciclo de palestras de familiarização dos profissionais com os requisitos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR ISO 9001.

Durante toda a semana, pela manhã, os profissionais do SERIPA V param suas atividades e se reúnem para conhecer e debater sobre a norma de gestão da qualidade. A audiência, que é composta por militares e civis, conta com a participação de todos os colaboradores da organização, desde o chefe até o soldado mais moderno.

De acordo com o Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, chefe do SERIPA V,  a adesão ao sistema de gestão da qualidade atende à recomendação do CENIPA. “A padronização de procedimentos torna o ambiente de trabalho mais harmônico e contribui para aumentar a produtividade”, explica.

Para entender sobre a qualidade, é necessário conhecer o significado do termo. A palavra qualidade vem do latim 'qualitate' e significa um conjunto de características que satisfazem requisitos com foco no cliente de forma agradável. Atividades e tarefas são executadas para reduzir custos, bem como eliminar erros, retrabalhos e perdas.

A ISO 9001 apresenta os requisitos para a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, a qual exige a melhoria contínua de processos (conjunto de atividades inter-relacionadas), conforme prevê a norma, que abrange além do manual de qualidade, controle de documentos, comprometimento da direção, envolvimento de pessoas, foco no cliente, planejamento e outros requisitos.

O Suboficial Aguinaldo Félix de Souza, assessor do SERIPA IV , de São Paulo, é quem apresenta o tema. Ele destaca o envolvimento da equipe no cumprimento de metas da organização como fator primordial. “O ambiente de trabalho influencia diretamente na produtividade, e para alcançar o êxito, é necessário manter o profissional motivado”, afirma o palestrante.

O primeiro passo é mapear as atividades da organização, identificar o produto ou serviço, desde a origem do processo, passando pelo monitoramento, postura profissional até o resultado final que revelará o nível de satisfação ou insatisfação do usuário. Para isso, é fundamental que os profissionais tenham condições sociais, psicológicas e habilidades treinadas no contexto do sistema.

Em busca da eficácia, os colaboradores do sistema de gestão da qualidade são incansáveis e trabalham insistentemente nos aspectos relacionados ao planejamento, avaliação, cheque, correção e resultado do produto. O processo é aperfeiçoado quantas vezes forem necessárias no dia a dia da instituição.

Segundo o palestrante, o sistema de gestão da qualidade representa um consenso de boas práticas de gestão, com decisões baseadas em análise de dados e informações, cujo produto final, no caso do SERIPA V, é a investigação de ocorrências aeronáuticas. “O resultado é  a demonstração da capacidade da  organização em fornecer um produto com padrão de excelência testado internacionalmente”, afirma o Suboficial Felix.

Origem – A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelece um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo, porte e produto.

A ISO é uma organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, presente em cerca de 189 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

O IFI (Instituto de Fomento Industrial), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia  Aeroespacial (DCTA), é o órgão acreditado pelo INMETRO para fornecer a certificação da ISO 9001 para o tema aeronáutico.

O sistema de gestão da qualidade está previsto no regimento interno do CENIPA e deverá ser implantado por todos os Serviços Regionais. Atualmente, apenas o SERIPA IV possui o sistema de qualidade certificado, conforme a norma NBR ISO 9001, desde 2009.


 

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