Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Teve início o CPAA-CEA 2015
Início do conteúdo da página

Iniciou-se hoje, 20 de julho, na sede do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) em Brasília-DF, a segunda fase do Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – Controle do Espaço Aéreo (CPAA-CEA). O CPAA-CEA tem por finalidade capacitar os profissionais que atuarão em atividades de prevenção, nessas incluídas as atividades de investigação das ocorrências aeronáuticas, relacionadas ao controle do espaço aéreo no âmbito do SIPAER.

A mesa de honra foi composta pelo Vice-Chefe do CENIPA, Coronel Aviador Marcelo Marques de Azevedo, e pelo Chefe da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento do CENIPA, Tenente Coronel Francisco José Azevedo de Morais. Segundo o Coronel Azevedo o intuito é que os alunos, ao término do curso, tornem-se disseminadores de conhecimento, ainda mais nesse momento de aumento do tráfego aéreo no País e a iminente simultaneidade das operações de pousos e decolagens. “Os alunos serão vetores para disseminação do conhecimento em suas unidades e instituições, e a participação deverá ser ativa em ações que contribuam para a Segurança Operacional”, afirmou Coronel Azevedo.

O curso se estende até o dia 31 de julho, sexta-feira.

O CPAA-CEA

Com características muito específicas e criteriosamente estruturadas, o CPAA-CEA é composto por duas fases consecutivas e interdependentes, sendo a primeira fase ministrada na modalidade de educação à distância (EAD), na qual os alunos também se sujeitam à aprovação para o prosseguimento à fase presencial.

Com a conclusão da nova etapa, será possível o atendimento integral da demanda de capacitação dimensionada para 2015, pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). A Turma em andamento congrega quarenta e quatro militares e civis, integrantes de diversos setores do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e conta, ainda, com a presença de três alunos estrangeiros, procedentes do Chile e do Paraguai.

Ao término do curso, o aluno se tornará um Elemento Certificado - Controle do Espaço Aéreo (EC-CEA), cujas atribuições são, entre outras: promover a atualização dos profissionais que atuam no SIPAER e propor atualizações das normas do Sistema, conforme Norma do Sistema de Comando da Aeronáutica – NSCA 3-2.
 

 

Fim do conteúdo da página