Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V reúne profissionais aeroagrícolas em Canoas
Início do conteúdo da página

Tenente-Coronel Renato profere palestra de aberturaIniciou na manhã desta segunda-feira (06/07), em Canoas-RS, o curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - Aeroagrícola (CPAA-AG), com a duração de duas semanas. Totalmente gratuito, o curso acontece no COGAPA (Clube de Oficiais da Guarnição de Aeronáutica de Porto Alegre), localizado na área do Quinto Comando Aéreo Regional – 5º COMAR, na Rua Guilherme Schell, 3950.

O curso é promovido pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) e faz parte do calendário de capacitação do CENIPA. Participam pilotos, colaboradores de empresas, técnicos e outros profissionais que atuam na atividade aeroagrícola.

“Nosso objetivo é uma união de esforços para evitar acidentes”, declarou o Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, chefe do SERIPA V,  na abertura do evento. Ele também fez referência à certificação de novos profissionais para atuar na segurança de voo.

Já o Comandante da Base Aérea de Canoas, Coronel Aviador Paulo do Amaral Navarro, que prestigiou o evento, disse que a Aviação Agrícola merece ser reconhecida, não só pela capacidade operacional, mas também pela qualidade de sua prevenção.

- É fundamental absorver o conhecimento e aplicar no dia a dia da atividade aérea, sem extrapolar limites, afirmou o Comandante Navarro.

Proporcionar conhecimentos básicos de prevenção para profissionais da Aviação Agrícola, além de  difundir as normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) são os objetivos principais do encontro, que debate diversos temas específicos.

Suboficial Raimann discorre sobre violações na Aviação AgrícolaAeroagrícola - Pela manhã, o chefe do SERIPA V abordou sobre a Prevenção de Acidentes Aeronáuticos e o Procedimento Operacional Padrão (SOP – Standard Operating Procedures) na Aviação Agrícola.Na parte da tarde, os palestrantes falaram sobre violações, manutenção de aeronaves e peças não certificadas (Unapproved Parts – em Inglês), aulas ministradas pelos Suboficiais André Luís Raimann e  Milton Cardoso de Lima, ambos da equipe do SERIPA V.

Em continuidadeao curso, nesta terça-feira (07/07), as aulas vão tratar de fadiga de voo, sobrecarga autoprovocada, combustiveis e librificantes, perda de controle em voo, erro humano, reação à mudança e colisão em voo. Os temas são focados em questões que visam a mudança de comportamento daqueles que operam na atividade aeroagrícola.

Suboficial Milton destaca a manutenção de aeronaves No decorrer do curso, a programação ainda prevê assuntos relacionados à segurança no trabalho, utilização de agrotóxicos, toxicologia, aspectos médicos e psicológicos, gerenciamento do risco, aspectos jurídicos no acidente aeronáutico, preservação de indícios na ação inicial e outros.

Estão previstas duas atividades práticas, que inclui uma vistoria de Segurança de Voo e  a realização do RELPREV (Relatório de Prevenção), conforme padrões previstos na legislação. Na realização das tarefas, os alunos serão acompanhados pelos investigadores do SERIPA V.

Histórico – O curso de Prevenção de Acidentes Aeroagrícolas – CPAA-AG é resultado de uma recomendação de Segurança de Voo, que apontou a perda de controle em voo como o principal fator contribuinte, por ocasião de um acidente investigado em 2004, no Estado do Rio Grande do Sul.

Vários estudos e análises realizados pelos investigadores do SERIPA V evidenciaram a necessidade de um programa específico que contemplasse os principais problemas da Aviação Agrícola. A primeira edição do curso foi realizada em 2009 e contou com o apoio da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O Curso de Prevenção de Acidentes- Aeroagrícola é o único do gênero reconhecido na América do Sul pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Não há registro de outro curso na região, que ofereça temas específicos voltados para o segmento aeroagrícola.

Organização - O SERIPA V é um órgão vinculado ao CENIPA, que tem atuação em atividades voltadas para a investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos nos estados da Região Sul do país.



 

Fim do conteúdo da página