Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V inicia curso para Aviação Agrícola dia 6 de julho
Início do conteúdo da página

Inicia na próxima segunda-feira (06/07) o curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - Aeroagrícola (CPAA-AG), que terá a duração de duas semanas. O encontro, que é promovido pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), faz parte do calendário de capacitação do CENIPA. 

Totalmente gratuito, o curso será desenvolvido das 8h30 ás 16h30, no COGAPA (Clube Oficiais da Guarnição de Aeronáutica de Porto Alegre), localizado na área do Quinto Comando Aéreo Regional – 5º COMAR, na Rua Guilherme Schell, 3950, em Canoas-RS. Participam pilotos, colaboradores de empresas, técnicos e outros profissionais que atuam na atividade da aviação agrícola.

O objetivo principal é proporcionar conhecimentos básicos de prevenção para profissionais da Aviação Agrícola, além de  difundir as normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

A programação prevê temas relacionados à segurança no trabalho, utilização de agrotóxicos, toxicologia, aspectos médicos e psicológicos, gerenciamento do risco, aspectos jurídicos no acidente aeronáutico, manutenção de aeronaves, combustíveis e lubrificantes e outros.

As investigações atestam que, cerca de 60% dos acidentes na operação aeroagrícola acontecem devido à perda de controle em voo, manobra à baixa altura e falha de motor. Entre os fatores que contribuem para os acidentes estão falhas no planejamento de voo, ausência de supervisão, deficiente julgamento do piloto no momento de decisão, além de aspectos psicológicos e de manutenção.

Em comparação com os índices nacionais, de janeiro de 2012 a junho de 2014, foram registrados 78 acidentes, dos quais 29 ocorreram na operação aeroagrícola. Também foram registrados cinco incidentes graves na Região Sul, contribuindo para a média de 2,7 ocorrências aeronáuticas por mês. Os dados são do CENIPA.

Para combater os altos índices registrados na Sul, o curso buscou temas focados na mudança de comportamento dos profissionais na atividade aerogrícola. Além de preservar a vida humana e a economia de meios, tem como finalidade elevar a segurança de voo, conforme padrões previstos na legislação aeronáutica.

Investigadores, médicos, psicólogos, pilotos, mecânicos de aeronaves e outros profissionais serão os palestrantes do evento.

A operação aeroagrícola é um Serviço Aéreo Especializado totalmente diferenciado dos demais segmentos da aviação. Para a pulverização de líquidos é necessário nivelar o voo de um a cinco metros de altura, enquanto que na distribuição de sólidos, esse padrão varia entre 30 e 50 metros do chão. Além disso, o piloto enfrenta outras situações como o risco de colisão com pássaros, rede de alta tensão e operações em pistas improvisadas.

O Curso de Prevenção de Acidentes- Aeroagrícola é o único do gênero reconhecido na América do Sul pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Não há registro de outro curso na região voltado para a segurança de voo do segmento aeroagrícola.

Fim do conteúdo da página