Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V alerta sobre padrão de operação das aeronaves
Início do conteúdo da página

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – SERIPA V, participará do primeiro Seminário Aeronáutico promovido pelo Aeroclube de Santa Cruz do Sul, entidade que leva o nome do município gaúcho, localizado a cerca de 150 quilômetros de Porto Alegre.

O evento, que busca atrair o interesse da comunidade aeronáutica da região, ocorrerá no dia 4 de julho, das 8h30 às 17h10, no próprio hangar da instituição, que tem capacidade para 100 lugares.

As inscrições para o seminário estarão abertas até a próxima sexta-feira, dia 26 de junho. Para inscrever-se, basta que o interessado envie seus dados pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os participantes inscritos receberão certificados.

O Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, Chefe do SERIPA V, proferirá palestra sobre “o uso do checklist e ocorrências relacionadas”, com a apresentação de estudos de casos reais. O palestrante pretende mostrar desde a origem, evolução e contribuição do checklist para a Segurança de Voo, evidenciando a necessidade de seguir o padrão de operação das aeronaves na interface homem-máquina, cuja inobservância poderá resultar em graves ocorrências.

Os aviões, a exemplo dos carros, saem de fábrica com um manual específico que traz uma série de recomendações sobre como operar corretamente sistemas e equipamentos, gráficos de desempenho entre outros aspectos indicados pelo fabricante. No entanto, embora tais procedimentos sejam padrão na operação de determinado tipo de aeronave, ainda não são obrigatórios no país, segundo os regulamentos vigentes do órgão regulador. A decisão fica por conta da conscientização e comprometimento de cada profissional.

Para o Tenente-Coronel Renato, se não houvesse a necessidade de seguir uma operação padronizada, não haveria a preocupação do fabricante em inserir as informações e os procedimentos de forma sistematizada para o acionamento em situações normais e de emergência. “Com o avanço das tecnologias embarcadas, tais como o GPS, sistemas automáticos de voo, o checklist tende a ser abreviado”, afirma.

Além da abordagem sobre o uso do checklist, o seminário apresentará uma programação que inclui temas como Segurança de Voo: ferramentas para padronização, sobrevivência na selva para tripulantes, estrutura do teste de Inglês segundo a OACI (Organização de Aviação Civil Internacional) e a influência do clima espacial na aviação.

Durante o evento, será lançado o livro “ALBERTO SANTOS DUMONT como modelo para trabalhos com o método científico”, do professor Jair Putkze, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Além da temática sobre métodos de ensino, o livro apresenta inventos do “Pai da Aviação”, considerados pouco divulgados. No local, serão expostas réplicas do “14 Bis” e do “Demoseille”, inventos que projetaram Santos-Dumont no meio aeronáutico internacional.

Além do SERIPA V, o seminário conta com o apoio da Faculdade de Ciências Aeronáuticas, por meio da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Foto capa:Air&Space Magazine

Fim do conteúdo da página