Estrutura e filosofia do Sistema de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), manutenção de aeronaves, risco de fauna e fatores humanos na aviação. Esses foram os temas abordados pelo Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) no Seminário de Segurança de Voo do Mato Grosso, realizado no sábado, dia 23 de maio.
O evento reuniu a comunidade aeronáutica de Cuiabá e regiões vizinhas no Hits Pantanal Hotel, em Várzea Grande-MT. Entre alunos de escolas de aviação, pilotos, mecânicos de aeronaves e empresários do ramo, o Seminário reuniu 180 pessoas.
O Chefe do SERIPA VI, Tenente-Coronel Aviador Alexander Coelho Simão abriu o evento dando as boas vindas ao público e agradecendo o apoio dado pela empresa ABELHA Táxi Aéreo e UTI Aérea, para realização do evento. Na sequência, o Tenente-Coronel Alexander iniciou o ciclo de palestras com o tema “Filosofia SIPAER”, apresentando a evolução histórica da Segurança de Voo no Brasil, a estrutura e os princípios do SIPAER e alguns acidente investigados pelo SERIPA VI nos últimos anos.
A segunda palestra do dia - “Manutenção na Segurança de Voo” - foi proferida pelo Suboficial João Eduardo Soares Martins, especialista em manutenção de aeronaves. Ao ressaltar as diferenças entre o profissional mecânico e o profissional mantenedor, o Suboficial Eduardo conseguiu ilustrar como a violação aos regulamentos são responsáveis por erros de manutenção, e quais as atitudes consideradas como antídoto para esses erros.
O Suboficial Joselito Paulo e Silva ministrou a palestra “Risco de Fauna – ações básicas”, onde apresentou conceitos importantes para o gerenciamento do risco de fauna por pilotos, exemplos de colisão com fauna, bem como o funcionamento do Sistema de Gerenciamento de Risco Aviário (SIGRA).
“Gerenciamento do Erro e da Ameaça – um desafio na aviação” foi a última palestra do evento proferida pela 1º Tenente Psicóloga Karynne Cordeiro Bayer, psicóloga do SERIPA VI. Conceitos como “erro”, “ameaça” e “estados indesejáveis”, bem como as formas de gerenciamento de cada um deles, foram apresentados como forma de atualizar o público sobre a metodologia do Gerenciamento do Erro e da Ameaça a qual vem sendo trabalhada como base conceitual do treinamento Corporate Resource Management (CRM) na sua mais atualizada versão (6ª geração).
Redes Sociais