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Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V promove evento pioneiro no sul do país
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Preservar vidas humanas e indicar o caminho da profissionalização às futuras tripulações da aviação brasileira. Essa é a motivação dos investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação de Acidentes Aeronáuticos- SERIPA V, para promover o primeiro Estágio de Padronização de Instrução Aérea (EPIA).

O evento acontece entre os dias 1º e 2 de junho na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (auditório prédio 9), em Porto Alegre-RS. É destinado a diretores de aeroclubes e de escolas de aviação, gerentes de segurança operacional, instrutores de voo e alunos.

O EPIA oferece boas práticas e ferramentas de padronização para aperfeiçoar o trabalho dos instrutores de voo, bem como melhorar o desempenho de alunos que se preparam para ingressar na atividade aérea.

As palestras, que são proferidas pelos próprios investigadores do órgão regional, debatem temas como o panorama atual da aviação de instrução no Brasil, aspectos psicológicos, didática aplicada à instrução aérea, comunicação, preenchimento de fichas de avaliação, aerodinâmica e desempenho em aeronaves de baixa performance, legislação e erros mais comuns em acidentes de instrução.

O EPIA foi criado como um projeto piloto para atender inicialmente 80 vagas, porém a grande procura pelas inscrições surpreendeu os organizadores e foi necessário ampliar o espaço para acolher até 200 pessoas. Além de representantes do Rio Grande do Sul, mais dez estados brasileiros vão comparecer ao evento (Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Pará, Amazonas, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo).

Segundo o Chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, o julgamento de pilotagem, a aplicação de comandos, a supervisão gerencial,bem como a pouca experiência do piloto são os fatores contribuintes mais presentes nas investigações de ocorrências da Aviação de Instrução da Região Sul.

Estatísticas produzidas pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), especialmente para o evento, mostram o Estado de Santa Catarina com 18,57 %, Paraná 34,29% e Rio Grande do Sul 47,14%, do total de 70  acidentes investigados, no período de  janeiro de 2005 a dezembro de 2014, superando os números da Aviação Agrícola e demais segmentos da Aviação Geral.

O Estágio é gratuito e as inscrições encerram nesta quarta-feira (27/05). Mais informações podem ser obtidas pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (51)3462-1333.

O SERIPA V, órgão vinculado ao CENIPA, tem como propósito investigar e promover a prevenção de acidentes aéreos nos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), área de sua jurisdição. Criado em 2007, juntamente com outros seis órgãos regionais espalhados pelo Brasil, a sede da organização está localizada em Canoas (RS).

Confira a entrevista com o Chefe do SERIPA V:
Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro

Seripa V - Como surgiu a ideia de criar um Estágio de Padronização de Instrução Aérea?
Tenente- Coronel Renato - O EPIA surgiu da experiência com a investigação de acidentes na Aviação de Instrução, e da análise sistematizada daqueles fatores contribuintes mais presentes nas ocorrências deste segmento da Aviação Geral que apresentavam problemas no acompanhamento diário da instrução (supervisão e planejamento gerencial), bem como os problemas resultantes da formação dos pilotos (julgamento, planejamento de voo, instrução, aplicação dos comandos).

Seripa V - Qual é o objetivo dessa proposta?
Tenente- Coronel Renato - É apresentar ferramentas e boas práticas aos gestores dos aeroclubes e centros de instrução aérea, bem como ao corpo de instrutores para a melhora do processo ensino-aprendizagem naquelas instituições. Creio que, com esta iniciativa, estamos dando um passo importante para elevar o nível de profissionalização do segmento, e ao mesmo tempo, mitigar ocorrências e reduzir as estatísticas da Aviação de Instrução.

Seripa V - Qual a situação da Aviação de Instrução hoje no Brasil?
Tenente- Coronel Renato - A Aviação de Instrução atualmente passa por um momento de grandes dificuldades. A maioria das aeronaves que hoje equipam as Escolas, os Centros de Instrução e os Aeroclubes no país são aeronaves convencionais e tecnologicamente ultrapassadas. Assim, cria-se um grande descompasso entre o que a instrução pode oferecer em relação ao que se espera em um ambiente de Linha Aérea ou de Aviação Executiva. A gestão destas instituições precisa ser mais atuante e presente no dia a dia da Instrução Aérea. Um dos maiores obstáculos identificados é a ausência dos gestores e diretores em grande parte destas organizações, pois a maioria exerce outros ofícios paralelos e não consegue atuar diretamente nas condições e circunstâncias que geram os acidentes.

Seripa V - Quais são os principais problemas enfrentados pelos instrutores de voo?
Tenente- Coronel Renato
- O Instrutor de Voo, hoje disponível no mercado, é basicamente o jovem que está interessado em voar nestas instituições para acumular as horas de voo necessárias à obtenção da Licença de Piloto de Linha Aérea (PLA). A realidade sócio-econômica das organizações não promove a fixação do instrutor à instituição. Como a procura é maior que a oferta, não há nenhum atrativo financeiro relacionado a esta ocupação. Ou seja, a atividade de instrução atualmente é um ofício passageiro. Um trampolim para uma oportunidade futura mais vantajosa. A informalidade e a falta de motivação tem conseqüências graves. à qualidade da Instrução Aérea.  

Seripa V -  Existe a possibilidade de realização desse evento em outras regiões?
Tenente- Coronel Renato
- Estamos desenvolvendo um projeto piloto e precisamos analisar resultados. No entanto, com o apoio de parcerias, planejamos levar o EPIA para Santa Catarina, Paraná (Londrina e Curitiba), além da região noroeste do Rio Grande do Sul (Carazinho).Estamos verificando datas para agendar esses eventos.

Seripa V - Qual a sua expectativa para esse primeiro contato com a Aviação de Instrução?
Tenente- Coronel Renato
- Face ao grande número de inscritos, as expectativas são as melhores possíveis. O evento foi concebido para ser uma verdadeira troca de ideias que promova a profissionalização do setor em vários aspectos. Com esta iniciativa, esperamos elevar o conhecimento técnico e motivar os pilotos para que, por meio do aperfeiçoamento da instrução aérea, consigamos desenvolver um compromisso com a qualidade e, ao mesmo tempo, desenvolver a mentalidade de Segurança de Voo nesta e nas futuras gerações de pilotos civis.

Atualizado em 28/05/2015, às 10h51.

 

 

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