Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V destaca padronização na Aviação Agrícola
Início do conteúdo da página

Chefe do SERIPA V alerta para procedimentos operacionais padrão na Aviação AgrícolaUma equipe do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – SERIPA V, participou do Seminário Nacional de Aviação Agrícola realizado em Cachoeira do Sul, município situado a 200 quilômetros de Porto Alegre, na região central do Estado do Rio Grande do Sul.

O evento aconteceu entre os dias 22 e 23 de maio e reuniu pilotos, diretores e proprietários de aeronaves, mecânicos, técnicos e auxiliares aeroagrícolas de vários estados brasileiros.

O chefe do SERIPA V,Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, ministrou palestra sobre Procedimento Operacional Padrão (SOP – Standard Operating procedures – na Língua Inglesa). Ele mostrou as vantagens de uma operação aeroagrícola realizada com base em padrões documentados, incluindo um guia detalhado de como conduzir com segurança as fases da rotina operacional, desde o planejamento até a sua execução final.

O chefe do Serviço Regional explicou que não basta o piloto decolar e executar a tarefa. É necessário levar em conta a preparação da atividade pré-safra, o deslocamento, a logística de combustível e manutenção de aeronaves, além do reconhecimento da área agrícola e da pista, quanto a obstáculos, orientação de sol e vento predominantes no local, horários, culturas e mananciais.

O procedimento Operacional Padrão ainda prevê a criação de plano de emergência para o caso de atendimento hospitalar e ambulatorial na região e meios disponíveis para qualquer acionamento em situação crítica. Projetar o perfil de voo e identificar possíveis erros, tais como violações, falhas de reabastecimento e outros. Além disso, elaborar um relatório sobre as lições aprendidas no decorrer da operação.

“O SOP fortalece a cultura organizacional da empresa com a disseminação do conhecimento registrado pelas experiências e boas práticas vivenciadas pelos profissionais, excluindo espaços que dão margens a invenções e exibicionismos”, afirmou o chefe do SERIPA V.

O palestrante revelou dados do CENIPA que indicam que 69,47 % dos acidentes investigados na Aviação Agrícola brasileira são motivados por fatores contribuintes relacionados ao julgamento do piloto, supervisão gerencial, planejamento, aplicação de comandos na aeronave, indisciplina de voo e a inexperiência da maioria dos profissionais.

Manutenção - A importância da prevenção na manutenção da aeronave e seus componentes, foi o tema da palestra realizada pelo Sargento André Luís Borba da Cunha, que é Mecânico de Aeronaves e atua pela equipe do SERIPA V. O palestrante destacou os requisitos e procedimentos da operação aeroagrícola, relacionando as condições inseguras e falhas típicas de prevenção.

Sargento André Luís Borba da Cunha fala sobre prevenção na manutençãoO Sargento André Luis enfatizou a necessidade de inspecionar equipamentos quanto à conservação, limpeza, corrosão, inspeções programadas, calibragem de pneus e outros aspectos. Ele também falou sobre o risco de fauna e os cuidados especiais com o manuseio de combustível. “Todo o mantenedor é responsável pela zelo, guarda e conservação das ferramentas individuais”, afirmou.

Além de discutir o futuro da Aviação Agrícola no país, o seminário tratou de diversos temas de interesse dos aeronautas, desde operações e manutenção até a aposentadoria do piloto, passando pelo mercado e relações de trabalho, llegislação e outros.

O evento, considerado um dos principais do gênero na America Latina, é realizado anualmente e visa à profissionalização e união da categoria. A iniciativa é do Sindicato Nacional dos Aeronautas – SNA.

 

Fim do conteúdo da página