O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) recebeu a visita do Ph.D. Malcom Brenner, psicólogo investigador de acidentes e presidente do Human Performance Group do National Transportation Safety Board (NTSB), órgão americano de investigação de acidentes. Ele apresentou “O trabalho do NTSB sobre alterações de voz, fala e linguagem relacionadas a estresse, álcool, hipóxia e fadiga”.
A palestra ocorreu no dia 11 de maio e reuniu psicólogos, fonoaudiólogos, engenheiros, aviadores, técnicos do laboratório de leitura e análise de dados de gravadores de voo do CENIPA, profissionais da área de fatores humanos das empresas de transporte aéreo regular, membros da Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH) e outros interessados.
A metodologia utilizada pelo órgão investigador norte-americano se baseia na análise das variações nas caraterísticas dos mesmos elementos amostrais (indivíduos) ao longo de um período de tempo, ou seja, são comparadas amostras da fala obtidas à época do acidente (críticas) com a fala normal (exemplares) da mesma pessoa. Tais amostras podem ser derivadas de declarações anteriores ao momento do acidente, numa mesma fita, para os estados com rápida evolução, como o estresse psicológico, ou de declarações do mesmo falante em operações anteriores, gravadas em condições comparáveis.
Segundo Brenner, a análise da fala combina evidências de três fontes: medidas acústicas, tais como frequência fundamental, amplitude da voz e tempo de latência; medidas temporais, como velocidade da fala, tempo para responder ao ATC e período de tempo entre o acionamento do microfone e o falar; e ações de comunicação, tais como pedidos de informação e as suas respostas.
A partir dessas evidências, segundo o psicólogo, comparando-se amostras da fala em condições "críticas" com declarações "exemplares", em estreita proximidade de escuta, é possível realçar contrastes significativos. As medidas derivadas da análise automatizada ou parcialmente automatizada permitem a comparação estatística entre as amostras.
Para favorecer a audiência no entendimento prático dessa metodologia o conferencista apresentou estudos de casos ocorridos em diferentes modais de transporte, para destacar o uso de álcool, condições de fadiga, hipóxia e estresse como fatores contribuintes para acidentes.
A visita decorreu de iniciativa da Assessoria de Fatores Humanos do CENIPA. O tema da análise de voz, fala e linguagem na investigação de ocorrências aeronáuticas está sendo estudado por profissionais de fatores humanos brasileiros com a intenção de introduzi-lo na metodologia de investigação da fadiga humana nas ocorrências aeronáuticas investigadas pelo Estado Brasileiro.
National Transportation Safety Board (NTSB)
O NTSB é uma agência do governo americano que emprega especialistas com formação em engenharia, psicologia, desempenho humano, em nível de doutoramento e com experiência no setor de transportes.
A maioria dos trabalhos dos investigadores relaciona-se ao transporte aéreo, ferroviária, rodoviário, marítimo e gasodutos e eles viajam com as equipes de investigação para documentar e avaliar os problemas de desempenho humano presentes em um acidente.
Outros ainda trabalham na Divisão de Estudos de Segurança no Escritório de Pesquisa e Engenharia examinando dados de tendências de acidentes e conduzindo estudos multimodais para identificar deficiências e emitir ações recomendadas para melhorar a segurança operacional nos Estados Unidos.
Atualizado em 19/05/2015, às 15h53min.
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