Cerca de 50 entidades-membros participaram da 63ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), nos dias 12 e 13 de maio, no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), sediado em Brasília/ DF.
De acordo com o presidente do Comitê, Brigadeiro-do-Ar Dilton José Schuck, “este momento de discussão é muito importante para incrementar a segurança da aviação brasileira e nós contamos com o apoio de todas as entidades-membros para continuar reduzindo o índice dos acidentes aeronáuticos no Brasil”.
Nesta reunião, a Agência Nacional de Aviação Civil apresentou sua nova estrutura, com foco para a ASIPAER, uma assessoria de coordenação dos assuntos que dizem respeito ao Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos e à Anac, como o controle das recomendações de segurança, por exemplo.
O Comitê discutiu ainda os seguintes temas: “Helicópteros sob IMC”, “Programa para a prevenção de incursões em pista no ATC”, “Risco da Fauna e Safety Management System - SMS” e o “Treinamento com barreira para o acidente”. Além disso, os representantes votaram pela inclusão de duas novas entidades-membros (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA e Associação dos Tripulantes da TAM) e pela não inclusão da OAB-SP.
O CNPAA foi instituído por decreto em 1982 e hoje conta com 69 entidades-membros:
ABAG
ABEAR
Abordo
Abrapac
ABSA
Aeroclube do Maranhão
Aeroclube do Paraná
Aeroclube Eldorado do Sul
Aeróleo
Agusta
Anac
Anhembi
Asa Gol
Atlas
ATT
Avianca
Azul
BHS
BP
CENIPA
CSV
DAESP
DCTA
DECEA
Efai
EMBRAER
GABAER
GFHM
Gol
GRU Airport
HELIBARRA
Helibrás
HELICENTRO
HELIPRO
Helisul
Helivia
IATA
IFI
INFRAERO
Lider
MAP
OMNI
Passaredo
Petrobras
PUC-RS
SAC
SENASP
SENIOR
SERIPA I
SERIPA II
SERIPA III
SERIPA IV
SERIPA V
SERIPA VI
SERIPA VII
SINDAG
SIPAEREX
SIPAERM
SNA
SNAE
SNETA
TAM
TAM (Aviação Executiva)
Total Linhas Aéreas
TRIP
Turbomeca
Two Táxi Aéreo
VALE
Viracopos
Redes Sociais