Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V promove padronização de instrução aérea
Início do conteúdo da página

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - SERIPA V realizará o primeiro Estágio de Padronização de Instrução Aérea (EPIA), nos dias 1 e 2 de junho, no auditório Laçador (Terminal 1), do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).

O objetivo é difundir boas práticas e ferramentas de padronização para a Aviação de Instrução, buscando aperfeiçoar o trabalho dos instrutores, bem como melhorar o desempenho de alunos que se preparam para atuar na atividade aérea. 

Cerca de 20 entidades confirmaram presença no encontro, que reúne membros da direção de aeroclubes e escolas de aviação, gerentes de segurança operacional, instrutores de voo e alunos.

As palestras, que serão proferidas pelos próprios investigadores do órgão regional, abrangem temas como o panorama atual da aviação de instrução no Brasil, aspectos psicológicos, didática aplicada à instrução aérea, comunicação, preenchimento de fichas de avaliação, aerodinâmica e desempenho em aeronaves de baixa performance, legislação, erros mais comuns em acidentes de instrução e outros.

Fatores contribuintes - De acordo com o Tenente Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, Chefe do SERIPA V, o julgamento de pilotagem, a instrução, a aplicação de comandos, a supervisão e o planejamento gerencial estão entre os fatores contribuintes mais presentes nas investigações de ocorrências aeronáuticas, no período de 2004 a 2013. 

As estatísticas indicam que os aeroclubes e as escolas de aviação responderam cerca de 60 ocorrências investigadas nos últimos cinco anos na Região Sul, superando os números da Aviação Agrícola e demais segmentos da Aviação Geral no Sul do país.

“O mapeamento das ocorrências aeronáuticas por operador aliado as estatísticas sobre as fases da operação, os fatores contribuintes, bem como as deficiências no processo de formação e supervisão da atividade aérea nos aeroclubes e escolas motivaram a concepção de uma atividade de prevenção focada na origem dos problemas”, afirmou o Chefe do SERIPA V.

A iniciativa, que é pioneira no Brasil, busca mobilizar a comunidade de Aviação de Instrução. “É o momento de refletir sobre questões importantes e mudar comportamentos para preservar vidas humanas, apontando, desde o estágio mais básico, o caminho da profissionalização às futuras tripulações da aviação brasileira”, destacou o Tenente Coronel Aviador Renato.

Além da capital gaúcha, o SERIPA V planeja realizar o Estágio de Padronização de Instrução Aérea também nas regiões norte e nordeste do Paraná e do Rio Grande do Sul,  Santa Catarina e Curitiba (PR). As datas e locais desses eventos serão divulgadas oportunamente.

O Estágio é totalmente gratuito. Vagas limitadas. Para inscrever-se, é necessário enviar um email para  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51)3462-1333.

 

Fim do conteúdo da página