Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Jornada propôs novos olhares para Fatores Humanos
Início do conteúdo da página

Brasília/DF, 17/04/2015

Ampliação de pontos de vista e quebra de paradigmas em relação aos fatores humanos na atividade aérea. Este foi o resultado da IV Jornada Latino-americana de Fatores Humanos e Segurança Operacional, que terminou nesta sexta-feira, em Brasília/ DF.

Ergonomia, formação de mecânicos, novos olhares na prevenção de acidentes aeronáuticos, suporte psicológico e princípios da engenharia de resiliência no gerenciamento da segurança operacional foram os temas das palestras do evento. Além disso, pesquisadores apresentaram workshops, num intercâmbio de ideias e práticas. Esses trabalhos serão publicados em formato de artigo científico na Revista de Segurança de Voo Conexão SIPAER.

O evento, promovido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), reuniu 240 profissionais (especialistas em fatores humanos e segurança operacional, psicólogos e médicos de aviação) e outros interessados. Representantes de países como Argentina, Brasil, Canadá, Catar, Dinamarca, Guatemala, México e Portugal trocaram experiências e discutiram com pesquisadores renomados na área de psicologia de aviação.

De acordo com a organizadora do evento e Chefe da Assessoria de Fatores Humanos do CENIPA, Tenente-Coronel Psicóloga Laura Suely Cavalcante Marcolino da Silva, “é preciso buscar novos pontos de vista para compreendermos a atuação do homem no meio aéreo, com foco na prevenção de acidentes aeronáuticos”. Essa declaração explica o objetivo do evento e o desafio para aqueles que se preocupam com os fatores humanos e a segurança operacional: ampliar estratégias e melhorar o gerenciamento da prevenção de acidentes na América Latina.

“É impossível falar de aviação sem pensar nos fatores humanos à frente dessa atividade. Por isso, mais do que compartilhar experiência nessa área, é importante que os participantes sejam difusores dessa informação nas suas organizações”, falou o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Dilton José Schuck na abertura do evento.

A próxima jornada deverá ocorrer em outro órgão latino-americano que manifestar interesse em sediar o evento e dar continuidade às discussões de temas relevantes para aprimorar a segurança de voo.



Palestras

Implementação do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional - SGSO na aviação

Guido Carim Junior

"É importante discutir o excesso de procedimentos que existe hoje na aviação. Qual o melhor caminho a seguir: obedecer a procedimentos ou garantir a segurança?"









Saúde e Qualidade de Vida na Atividade Aérea


Michelle Aslanides

"A segurança operacional não se dissocia da saúde, por isso é necessário compreender o trabalho das pessoas: essa é a proposta da ergonomia".





Workshops





Correlação dos Prognósticos do FAST (Fatigue Avoidance Scheduling Tool) com relatos de fadiga de pilotos da aviação civil brasileira

Túlio Eduardo Rodrigues



 

 



Fatores Humanos na Segurança Operacional: uma abordagem integrada e sistêmica no treinamento da gestão dos riscos

Mônica Lavoyer Escudeiro

 



 

CISM e o Modelo Eurocontrol

Rebeca Albert da Mata Rezende







 

Desastres Aéreos e Intervenções Psicológicas: prevenção do Transtorno do Estresse Pós-traumático

Danielle Roos

 

 

 

 

Fotos: 2º Sargento Flávio Santos

Fim do conteúdo da página