Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Jornada destaca Fator Humano na aviação da América Latina
Início do conteúdo da página

Brasília/ DF, 16/04/2015

Nesta quinta-feira (16), Brasília se tornou sede de uma importante discussão da comunidade latino-americana de aviação: os fatores humanos. O evento, promovido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), reuniu 240 profissionais (especialistas em fatores humanos e segurança operacional, psicólogos e médicos de aviação) e outros interessados.

Representantes de países como Argentina, Brasil, Canadá, Catar, Dinamarca, México e Portugal trocam experiências e discutem com pesquisadores renomados na área de psicologia de aviação.

De acordo com a organizadora do evento e Chefe da Assessoria de Fatores Humanos do CENIPA, Tenente-Coronel Psicóloga Laura Suely Cavalcante Marcolino da Silva, “é preciso buscar novos pontos de vista para compreendermos a atuação do homem no meio aéreo, com foco na prevenção de acidentes aeronáuticos”. Essa declaração explica o objetivo do evento e o desafio para os que se preocupam com os fatores humanos e a segurança operacional: ampliar estratégias e melhorar o gerenciamento da prevenção de acidentes na América Latina.

“É impossível falar de aviação sem pensar nos fatores humanos à frente dessa atividade. Por isso, mais do que compartilhar experiência nessa área, é importante que os participantes sejam difusores dessa informação nas suas organizações”, falou o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Dilton José Schuck na abertura do evento.


Palestras


O acidente sistêmico: da concepção à prevenção

Erik Hollnagel - Psicólogo dinamarquês

 

“Nas investigações de acidente, é importante procurar não somente os aspectos que deram errado, mas também os aspectos que têm dado certo, para fortalecê-los”.

 

 




Formação e Capacitação em Aviação

Mauricio Luiz Maranhão Pinto – Coordenador de Segurança de Voo

“Não é recomendável traduzir manuais de aeronave, por causa de erros de interpretação. Por isso, é preciso que mecânicos tenham conhecimento da língua inglesa. Mas atualmente no Brasil não há exigências das empresas aéreas para se contratar mecânico com fluência em inglês”.

 

 

 


Gerenciamento de crise e suporte psicológico no pós acidente aeronáutico

Maria Helena Pereira Franco - Psicóloga

"Setenta e cinco por cento das pessoas expostas a acidentes aeronáuticos precisam ser, no mínimo, avaliadas".


 

 

  

Workshops realizados




Reconhecimento no Trabalho:
relevância para a saúde e segurança na atividade aérea

Lívia Cardoso Junqueira Botto


 

 

 




Fadiga em Sistemas Complexos:
Aplicação ao Transporte Aéreo de Passageiros

Victor Rafael Rezende Celestino


 

 

 

 

 

O processo educativo e de capacitação do CRM Corporate na Gol Linhas Aéreas

Fernanda Evelin Camarço de Souza






 

 

Impacto tardio na saúde mental nos familiares
de vítimas de acidentes aeronáuticos

Maria da Conceição Correia Pereira


 
 

A IV Jornada Latino-americana de Fatores Humanos e Segurança Operacional continua nesta sexta-feira, 17 de abril, com mais duas palestras, quatro workshops e uma mesa redonda de encerramento.

 

Fotos: 1º Sargento Johnson e 2º Sargento Flávio 

Fim do conteúdo da página