Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA VI e Embraer juntos pela Segurança de Voo
Início do conteúdo da página

Brasília/ DF, 11/03/2015

O Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéronáuticos (SERIPA VI) e a Embraer participaram do 1º Seminário de Segurança de Voo, promovido pela Skytech Brasil Escola de Aviação Civil, em Goiânia (GO), no sábado (7/03).

O seminário, que reuniu cerca de 350 participantes, teve por objetivo enfatizar a responsabilidade dos futuros pilotos na redução do número de ocorrências aeronáuticas na aviação civil. Participaram do evento pilotos, gestores, proprietários, instrutores de aeroclubes e alunos do curso de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e demais escolas de aviação.

Filosofia SIPAER - O Chefe do SERIPA VI, Tenente-Coronel Aviador Alexander Coelho Simão, proferiu a primeira palestra do evento. Antes de discorrer sobre a filosofia, os princípios e a estrutura do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), o Tenente-Coronel Alexander compartilhou com a platéia a importante notícia veiculada recentemente pelo CENIPA, que apresentou à comunidade aeronáutica brasileira a significativa marca atingida por nossa aviação no ano de 2014, com a redução de 12% do número de acidentes aeronáuticos.

“O contínuo decréscimo dos índices estatísticos é prova incontestável de que acidentes têm sido evitados, o que, em última análise, representa a preservação de vidas humanas. Esse importante fato deve servir como estímulo para mantermos nossos esforços de prevenção, sempre em busca da simbólica meta do zero acidente”, declarou o Chefe do Serviço Regional.

Fator Humano na Aviação  - A 1º Tenente Karynne Cordeiro Bayer, Psicóloga do SERIPA VI, contextualizou a contribuição dos fatores humanos na aviação, e ressaltou as últimas estatísticas apresentadas pelo CENIPA, que indicaram a Atitude, o Processo Decisório e a Cultura Organizacional como os aspectos psicológicos mais contribuintes aos acidentes na aviação civil brasileira entre os anos 2004 e 2013. A palestra foi finalizada com a apresentação de um estudo de caso, que visou sensibilizar alunos, instrutores e diretores de escolas de aviação quanto à importância da qualidade da instrução teórica e prática, recebida ainda no processo de formação, como forma de prevenir futuros acidentes.

Estudos de casos reais - Encerrando o seminário, o Engenheiro Frederico Moreira Machado, mestre em Segurança de Voo pelo ITA e pertencente ao Safety da EMBRAER há sete anos, discorreu sobre dois acidentes aeronáuticos: o Colgan Air 3407 e o N224MD. Os estudos de caso trazidos pelo palestrante serviram para elevar o nível de alerta dos profissionais de aviação para problemas relacionados, principalmente, à fadiga de voo e a aproximações não estabilizadas.

“O seminário é oportunidade para compartilhar informações e conhecimentos, mas, sobretudo, estabelecer contatos entre profissionais da atividade aérea. Falar sobre a filosofia de segurança de voo nunca é demais”, declarou o palestrante.

Segundo o Diretor de Operações da SKYTECH, Umberto Cunha de Souza, “o seminário foi de fundamental importância para o desenvolvimento da cultura de segurança entre todos os envolvidos nas atividades de instrução. Eventos educativos como esse são fundamentais para elevação do nível de conscientização da Segurança de Voo”.

Fim do conteúdo da página