Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Nordeste: Reunião sobre Segurança de Voo no Carnaval 2015
Início do conteúdo da página

Sobrevoo em Salvador. Fonte: http://www.luizguia.pro.br/voo_helicoptero.phpCom o objetivo de prevenir, padronizar e promover a interação entre os diversos setores envolvidos na Segurança de Voo, o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) realizou dois encontros com a comunidade aeronáutica nas cidades de Salvador/BA (02/02) e Recife/PE (03/02). O evento reuniu operadores de aeronaves de asas rotativas envolvidos com a atividade aérea durante o Carnaval de 2015.

As reuniões serviram para a apresentação aos operadores das Áreas de Espaço Aéreo Reservado que serão criadas em função das festividades. O Tenente-Coronel Aviador Nilo Sérgio Machado de Azevedo, Chefe do SERIPA II, deu início às reuniões ressaltando a importância de se falar em prevenção, para garantir operações aéreas mais seguras em grandes eventos. 

O representante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Capitão Especialista CTA Wagner Sabino Baroni, detalhou as distâncias e limites verticais de cada área, bem como apresentou a proposta dos NOTAM que serão emitidos para o período. O Capitão Baroni ainda destacou aspectos importantes da ICA 100-4, que trata das Regras e Procedimentos Especiais de Tráfego Aéreo para Helicópteros, além de Plano de Voo Simplificado (PVS).

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também esteve presente. Seus representantes, Thiago Milani (Salvador) e Celso José Leão e Silva (Recife), solicitaram aos operadores interessados em sobrevoar as áreas restritas que durante o período de validade do NOTAM enviem mensagem eletrônica para os respectivos Núcleos Regionais, com a finalidade de realizar o cadastramento das aeronaves e pilotos envolvidos, para posterior coordenação com os órgãos responsáveis pelo controle de tráfego aéreo.

O Coronel Aviador da reserva José Roberto Mendes da Silva, assessor técnico do SERIPA II, abordou aspectos gerais da Segurança Operacional, fatores contribuintes nos acidentes aeronáuticos, dados estatísticos e casos de acidentes ocorridos na região Nordeste envolvendo helicópteros.

Finalizando as reuniões, o Tenente-Coronel Nilo Sérgio Machado de Azevedo, chefe do SERIPA II, destacou os encontros como oportunidades de interação entre operadores de aeronaves, ANAC, órgãos de controle de tráfego aéreo e elos do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, exortando a todos que se mantenham em elevado estado de alerta, de maneira a contribuir para a segurança de voo, visando ao pleno sucesso das operações aéreas nesse período festivo.

Fim do conteúdo da página