Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V tem novo chefe para o biênio 2015-2016
Início do conteúdo da página

O Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro é o novo chefe do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V). Ele substituiu o Tenente-Coronel Aviador Carlos Emmanuel de Queiroz Barboza, que após cinco anos de convívio com a comunidade aeronáutica da Região Sul, segue para Brasília, onde ocupará cargo no Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS). A cerimônia de passagem de chefia ocorreu nesta quinta-feira, às 16h, em Canoas (RS).

O ato de transmissão de cargo foi presidido pelo Brigadeiro do Ar, Dilton José Schuck, Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que agradeceu ao Tenente-Coronel Queiroz, pelo trabalho desenvolvido, destacando que o legado de um homem é o feito de suas ações. Também desejou as boas-vindas ao novo chefe e manifestou  a confiança na qualidade profissional do militar que conduzirá a missão de Segurança de Voo no Sul do país.

“É impossível mensurar o trabalho de prevenção de acidentes aeronáuticos visto que nunca sabemos quantas vidas foram salvas nem quantos bens materiais foram preservados, só conhecemos esses resultados quando a prevenção não alcançou o efeito desejado e aconteceu o acidente”, afirmou o Brigadeiro Schuck,.

Participaram da cerimônia, o Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Roberto de Carvalho, o Comandante da Universidade da Força Aérea e Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, o Diretor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, Professor Elones Ribeiro, e representantes de autoridades do Legislativo e Executivo, além de integrantes da comunidade de aviação civil.

Carreira - Natural de Niterói (RJ), Tenente-Coronel Renato é piloto de Caça com três mil horas de vôo. Ele ingressou na Força Aérea Brasileira em 1989. Entre os principais cargos exercidos ao longo da carreira estão o de chefe na área de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos na Base Aérea de Anápolis, Chefe de Segurança de Voo e de doutrina, ambos no Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAv), em Goiás, e  chefe de investigação do Quarto Serviço Regional de Investigação  e Prevenção de Acidentes Aeronaúticos (SERIPA IV), em São Paulo.

O Tenente-Coronel Renato atua na de investigação de acidentes aéreos desde 2003. Possui os seguintes cursos específicos: Piloto de Caça (Líder de Esquadrilha e Instrutor de Caça), Piloto de Reconhecimento e Controle e Alarme em Voo, Padronização de Instrutores de Voo, Segurança de Voo pelo CENIPA, Facilitador de CRM (Crew Resource Management, em Inglês), Aircraft Accident Investigation e Rotorcraft Accident Investigation, ambos realizados no NTSB (National Transportation Safety Board – agência reguladora americana).

Depois de dezoito meses fora do sistema de investigação, período em que realizou cursos de carreira, Tenente-Coronel Renato assume a chefia do SERIPA V com a sensação de quem está “voltando para casa”, disposto a trabalhar pela melhoria da aviação regional. “Nosso objetivo é atuar em prol da gestão da organização e manter o ambiente de trabalho elevado, fatores que se refletem diretamente no desempenho do processo investigatório e de prevenção de acidentes da aviação civil, afirmou o novo titular do órgão.

SERIPA V – Órgão regional criado em 2007 e subordinado diretamente ao CENIPA, com jurisdição nos três estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Entre as principais atribuições  do SERIPA V estão o planejamento, o gerenciamento e a execução das atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos  da aviação geral brasileira.

Fim do conteúdo da página