Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V debate segurança operacional em Florianópolis
Início do conteúdo da página

Nesta semana (16/12), uma equipe do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) viajou cerca de 500 quilômetros,  por via terrestre, para falar a respeito de prevenção no primeiro Simpósio de Segurança Operacional para controladores de voo e profissionais aeroportuários. O evento aconteceu em Florianópolis (SC).

Promovido pelo Destacamento de Controle de Tráfego Aéreo de Florianópolis (DTCEA-FL) –  órgão do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), o encontro destacou a promoção da segurança das operações relacionadas à atividade aérea no contexto do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO).

Participaram cerca de 120 profissionais que receberam conhecimentos sobre as melhores práticas relacionadas à cultura de segurança operacional, que teve por objetivo reduzir os índices de ocorrências aeronáuticas na área do controle do espaço aéreo e no setor aeroportuário.

Gerenciamento de crise, comunicação de ocorrência, risco de fauna, uso abusivo de álcool e drogas psicoativas no organismo humano, incursão em pista, FOD  (Foreing Object Damage) – sigla conhecida como objetos estranhos deixados no ambiente da atividade aérea por erro ou descuido de pessoas –  esses foram os temas evidenciados no evento.

Participaram do simpósio os seguintes palestrantes: Capitão Aviador Vinícius Martini Perez, Tenente Especialista João Pedro Greff Burkt e o Sargento André Luís Borba da Cunha, pela equipe do SERIPA V; também proferiram palestras, o Jornalista Artêmio Reinaldo de Souza, da Televisão da Universidade de Santa Catarina,  e a enfermeira Fernanda De Conto, da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

Segurança Operacional O simpósio atendeu às recomendações da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), que desde 2009, após vistorias de praxe no Brasil, sugeriu a criação de um  Programa de Segurança Operacional Brasileiro - PSO-BR, voltado para a aviação civil e militar.

O Programa Brasileiro de Segurança Operacional orienta a elaboração dos Programas de Segurança Operacional Específicos, da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, e do Comando da Aeronáutica, ambos alinhados com os compromissos assumidos pelo país em acordos internacionais.

O PSO-BR e os PSOE devem ser atualizados com a Política Nacional de Aviação Civil, de acordo com a evolução dos conceitos de segurança operacional quanto à orientação aos perigos na identificação dos riscos à segurança da aviação.

O Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), na área do Comando da Aeronáutica, define  competências para o DECEA e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Atualmente chefiado pelo Major Aviador Ricardo Felzki, o DTCEA-FL tem recebido investimentos na capacitação de seus profissionais e em avanços tecnológicos para atender ao crescimento do movimento aéreo. A realização do simpósio contou com a parceria da Infraero.


Fotos: Sgt André Luís

Fim do conteúdo da página