Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA III é sede do PE-Safety 2014
Início do conteúdo da página

Brasília/ DF, 17/12/2014

O Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) foi escolhido como sede da segunda turma do Curso de Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (PE-Safety), desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O curso, com duração de um ano, começou dia 14 de novembro e será concluído dia 5 de dezembro de 2015.

Segundo o Chefe do SERIPA III, Tenente-Coronel Aviador Marco Aurélio Lima Moraes, “a realização do curso dentro de uma unidade que trabalha exclusivamente para a segurança de voo é muito importante para integrar os conhecimentos teóricos do curso com a prática da atividade”. As aulas acontecem quinzenalmente (sexta e sábado), no auditório do SERIPA III.

O PE-Safety é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu com ênfase em Engenharia Aeronáutica e Segurança de Sistemas Aeronáuticos, e Sistemas de Gestão de Segurança de Aviação, sendo o único no Brasil com essas características. O curso foi oferecido pela primeira vez em 2004, e já foram certificados mais de 350 especialistas.

O PE-Safety visa à integração de competências em engenharia aeronáutica, engenharia de helicópteros e aeronaves de asas rotativas, segurança operacional de voo, confiabilidade e segurança de sistemas de aeronaves, gerenciamento de crises e planejamento de contingências, análise de ambientes de negócios da aviação, certificação aeronáutica, responsabilidade civil, aspectos legais e contratos aeronáuticos, fatores humanos em segurança de aviação, sistemas de gestão de segurança de aviação, fatores humanos em engenharia de sistemas na aviação, aeroportos e segurança, manutenção de sistemas aeronáuticos, medicina aeroespacial, psicologia em aviação.

Os objetivos do curso são ampliar referenciais e aprofundar noções do conhecimento aeronáutico nas interfaces com a Segurança de Aviação e a Aeronavegabilidade Continuada, fornecer subsídios para o crescimento da cultura de Segurança de Aviação nos diversos ambientes onde a atividade aérea é essencial, contribuindo para a atuação proativa nos diversos escalões da organização e incentivar o desenvolvimento da abordagem científica e tecnológica de modo a estimular novas linhas de pesquisa no campo de Segurança de Aviação no Brasil.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em parceria com o ITA, apoia a realização do curso, objetivando a expansão da cultura de voar com alto nível de segurança.


Saiba mais:
http://www.aer.ita.br/node/513
 

Fim do conteúdo da página