Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V contabiliza atividades e destaca colaboradores 2014
Início do conteúdo da página

O diretor Elones Ribeiro recebe o Destaque SIPAER do Coronel Walter RezendeUm saldo de 68 ocorrências aeronáuticas – das quais 33 acidentes aéreos – e 46 processos de investigação concluídos. Esses foram os números divulgados pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) no balanço das atividades de 2014, na tarde desta quinta-feira (11/12), em Canoas (RS).

O momento foi marcado por uma cerimônia simples presidida pelo Chefe de Gabiente do Quinto Comando Aéreo Regional (COMAR V), Coronel Intendente Walter de Oliveria Rezende. O ato, que antecipou a comemoração do sétimo aniversário do órgão regional previsto para janeiro de 2015, distinguiu colaboradores com o "Destaque SIPAER" (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). O título é concedido a pessoas que prestaram importantes serviços em benefício da segurança operacional da aviação.

Para o chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Carlos Emmanuel de Queiroz Barboza, a parceria entre os Elos-SIPAER consolida e fortalece a prevenção de acidentes aéreos no Brasil. "Reconhecer profissionais comprometidos com a Segurança de Voo enaltece a comunidade aeronáutica e estimula voos cada vez mais seguros", afirmou.

Destaques - Foram homenageados o comandante Henrique Helms e Alexandre Derivi Endres, ambos da ANAC; o diretor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, Elones Fernando Ribeiro; o comandante Ney Langsh Senandes; Rosita Rosane da Rosa de Almeida, da Infraero de Porto Alegre; Engenheiro Paulo Ricardo Matielo Lemos, da entidade Vidaseg (segurança no trabalho), e Vitor Bóris, proprietário da empresa VMA Motores Aeronáuticos Ltda.

Entre os militares, receberam o "Destaque SIPAER" a Capitã Médica Luciana de Moraes Ribeiro, do Esquadrão de Transporte Aéreo (5º  ETA), sediado na Base Aérea de Canoas;  o Capitão Médico Anderson Ravy Stolf, do Hospital de Aeronáutica de Canoas; e o Suboficial Alexandre dos Santos Loureiro, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA-SM), da Base Aérea de Santa Maria.

Padrão - O suboficial Marcelo Hudson Pereira Lima, da equipe do SERIPA V, recebeu o Certificado de Graduado Padrão de 2014. Ele foi escolhido pelos integrantes da organização pelo desempenho profissional no  trabalho em equipe. O militar ingressou na Força Aérea Brasileira em 1991 e atua na área administrativa desde a criação do órgão regional.

Parceria - O Capitão Médico Anderson Ravy Stolf, especialista em Medicina Aeroespacial, reconhece a filosofia SIPAER como uma cultura de proteção à vida. "Quem se preocupa com a saúde, está direta ou indiretamente ligado à Segurança de Voo", declarou.

Após 26 anos de atividades na Força Aérea Brasileira, sinto-me honrado em receber o "Destaque SIPAER" que representa todo o investimento feito ao longo da carreira para aprimorar conhecimentos", afirmou o Suboficial Alexandre dos Santos Loureiro, que optou por seguir a carreira do pai.

"Juntamos as forças e trabalhamos em equipe pelo contato permanente na troca de informações e no apoio mútuo. Essa parceria entre o SERIPA V e o Núcleo Regional da ANAC é fundamental para os objetivos da Segurança de Voo na Região Sul", destacou o comandante Henrique Helms.

O chefe do SERIPA V e o homenageado Vitor BorisVitor Bóris, proprietário da empresa VMA Motores Aeronáuticos Ltda, a mais de dez anos presta serviços para a investigação, disponibilizando recursos para a abertura de motores de aeronaves acidentadas." Sempre colaboramos com a Segurança de Voo naquilo que é previsto pela nossa homologação", afirmou.

Organização - O SERIPA V, que tem por missão planejar, gerenciar e executar atividades de segurança de voo nos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, foi criado pela portaria nº 2/2005, de 5 de janeiro de 2007. O órgão regional é vinculado diretamente ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que tem sede em Brasília.

Com a finalidade de mitigar os índices de ocorrências aeronáuticas foram promovidas, em 2014, diversas atividades educativas voltadas para a prevenção, tais como seminários, simpósios, palestras, cursos, jornadas, vistorias de Segurança de Voo, além de eventos relacionados ao risco de fauna.

Atualizado em 12/12/2014, às 11h37.

 

Fim do conteúdo da página