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Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA VII eleva nível de segurança da aviação em Porto Velho
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O Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) promoveu o primeiro Simpósio de Segurança de Voo em Porto Velho (RO), distante cerca de 900 quilômetros de Manaus (AM). O evento, que aconteceu no sábado (6/12), contou com a participação de profissionais da aviação e universitários dos cursos de Direito, Ciências biológicas, Psicologia e Engenharia Mecânica.

De acordo com o Tenente-Coronel Aviador Alexandre Ricardo do Carmo,chefe do SERIPA VII, a proposta do simpósio teve como objetivo disseminar a segurança de voo em nível regional, incluindo a multidisciplinaridade das áreas profissionais que interagem com o mundo da aviação, dando destaque para o enfoque na formação e na atividade do piloto aeroagrícola da Região Norte.

Atualmente o crescimento da atividade agrícola desponta no Estado de Rondônia, semelhante ao que acontece na Região Centro-Oeste, explicou o Tenente-Coronel Ricardo. "Essa nova fronteira agrícola intensifica o uso de aeronaves na pulverização de lavouras, e por isso, a troca de experiência com o órgão regional do Sul do Brasil enriqueceu nosso debate", afirmou.

Palestras - No encontro foram desenvolvidos vários temas de prevenção: a “criminalização nas operações aéreas”, com a participação do Juiz Federal Ari Queiroz, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás; “o Salvaero e equipamentos de localização de emergência”, trouxe a visão do Major-Brigadeiro do Ar (R1) Jorge Kersul Filho, ex- chefe do Cenipa; e “ prevenção do risco de fauna”, na abordagem da bióloga Thaíse Barbosa, da Infraero.

“As ações de prevenção do fator humano” foram evidenciadas na palestra proferida pela Tenente-Coronel Psicóloga Laura Suely Cavalcante, do Cenipa; e a “Segurança de Voo na aviação agrícola”, a cargo do Tenente-Coronel Aviador Carlos Emmanuel de Queiroz Barboza, chefe do SERIPA V, que discorreu sobre as peculiaridades do trabalho desenvolvido na Região Sul.

Aeroagrícola - A equipe do SERIPA V, composta pelo Tenente-Coronel Aviador Carlos Emmanuel de Queiroz Barboza e o Capitão Aviador Vinícius Martini Perez, levou para o simpósio a experiência em 35% das investigações dos acidentes na aviação agrícola, além da realização de diversas atividades educativas e a criação do curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos para Aeroagrícolas, único do gênero desenvolvido no Brasil.

Vários aspectos precisam ser melhorados para mitigar os números de ocorrências aeronáuticas na operação aeroagrícola. "A deficiente formação do piloto e a ausência de uma cultura organizacional refletem no planejamento de voo. Situações como a consulta aos manuais sobre o desempenho da aeronave, o conhecimento terrestre e aéreo da área a ser pulverizada e a padronização nos procedimentos de emergência, são alguns exemplos das dificuldades do piloto", afirmou o chefe do SERIPA V.

O Tenente-Coronel Queiroz ainda explicou que, os profissionais aeroagrícolas (pilotos, auxiliar de pista, técnico agrícola, empresários e outros) apresentam “baixo estado” de alerta situacional aliado à falta de mentalidade de segurança de voo. “O julgamento do piloto é decorrente da inadequada avaliação dos aspectos da operação pela inexperiência na aeronave e na própria atividade agrícola, bem como as condições no ambiente de trabalho”, destacou.

Já o Capitão Perez aproveitou a oportunidade para focar a respeito dos padrões de peso, balanceamento e performance das aeronaves. Ele observou tópicos relacionados à ultrapassagem dos limites previstos nos manuais do fabricante. “Ocorrências dessa natureza costumam ser fatais, em virtude da perda de controle em voo”, alertou.

Projeção - Para 2015, o chefe do SERIPA VII prevê o desenvolvimento de um plano de trabalho com a realização três simpósios regionais na área Segurança de Voo para os Estados de Roraima, Rondônia e Amazonas. A iniciativa visa levar informações à comunidade aeronáutica que enfrenta à distância territorial da região amazônica, e que precisa ser compensada com a presença do órgão de prevenção.

Na avaliação do simpósio, o Tenente-Coronel Ricardo disse que os objetivos foram atingidos e manifestou a  satisfação pelo apoio que recebeu. Entretanto, ele lembra que a falta da presença do poder público na região, tendo permitido que ocorram uma série de violações que vão contra as normas de Segurança de Voo. "A deficiência na infraestrutura de pistas de pouso, a instrução e treinamento na formação do piloto são fatores de risco na região  ", ressaltou.

Dados do Cenipa mostram que 6,98 % dos acidentes aeronáuticos na aviação brasileira ocorrem na Região Norte, com a incidência de 4, 15% no Estado da  Amazônia. Rondônia aparece com 0,76% das ocorrências aeronáuticas registradas pelo órgão nacional investigador.

SERIPA VII - Com jurisdição sobre os estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondonia, o SERIPA VII, que tem sede na capital Manaus, atua nas dimensões continentais da região onde houver uma ocorrência aeronáutica. O principal desafio é trabalhar a Segurança de Voo em apoio ao crescimento da aviação regional por meio de atividades educativas na prevenção de acidentes aéreos.

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