Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V promove prevenção no Aeroporto de Foz do Iguaçu
Início do conteúdo da página

Entre os dias 9 e 10 de dezembro, o Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronaúticos (SERIPA V) realizará palestras no Seminário de Gerenciamento de Segurança Operacional, promovido pela Infraero, no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu-Cataratas, no Estado do Paraná.

Participam do seminário profissionais da comunidade aeroportuária, empresas aéreas, exatas (empresas que prestam serviço em solo) e terceirizadas da Infraero. Para participar é necessário fazer a inscrição até o dia 27 de novembro (próxima quinta-feira) pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos e ocorrências aeronáuticas serão os temas abordados pelo Chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Carlos Emmanuel de Queiroz Barboza;  Ferramentas de prevenção, que abrange objeto estranho na pista – conhecido por FOD (foreign object damage) – Relatório de Prevenção (RELPREV), Relatório ao Cenipa para Segurança de Voo (RCSV) e balão de laser, será o foco na exposição do Chefe de Investigação do SERIPA V, Capitão Aviador Vinícius Martini Perez, que também falará sobre a comunicação aeronáutica.

Risco de fauna, problema que atinge a maioria dos aeroportos brasileiros, será o assunto discutido pelo palestrante Tenente Especialista João Pedro Greff Burkt, também da equipe do Serviço Regional; sistema internacional COSPAS-SARSAT, na transmissão de alertas de emergência e dados de localização precisos e confiáveis em casos de busca e salvamento (Search And Rescue/SAR), tema a critério do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), de Curitiba; o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu (DTCEA-FI) também desenvolverá tema específico.

Prevenção e Segurança - “O seminário visa despertar os Elos-SIPAER para manter acesa a chama da prevenção”, declarou o Superintentende da Infraero, Eduardo Renato Ludwig, que enalteceu a disponibilidade e parceria das organizações que apóiam o evento, destacando como principal objetivo do encontro a integração com a comunidade aeronáutica no contexto da segurança operacional.

“Embora os indíces de acidentes sejam baixos na região, não podemos permitir que a ausência de prevenção se transforme em problema”, afirmou o Superintentende Eduardo. Ele informou ainda que em 2014, o aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu-Cataratas atingiu 1.850 mil passageiros, números que ultrapassaram todos os recordes anteriores. Em junho, por ocasião da Copa do Mundo, foram registrados 172 mil passageiros. A média é de 154 mil por mês.

De acordo com o coordenador de Segurança Operacional do aeroporto e organizador do evento, Wagner Martim Chaves,  a infraestrutura local e a parceria das organizações ligadas à aviação, que tão prontamente atenderam ao convite, facilitou a realização do seminário que acontece pela primeira vez na região.

Local do evento - A cidade de Foz do Iguaçu, distante cerca de 630 quilômetros da capital paranaense, possui 300 mil habitantes, e 85% dos passageiros que circulam no aeroporto são atraídos pelo  turismo da região. As Cataratas do Iguaçu são o segundo local mais visitado por estrangeiros no Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro.

  Foto: Divulgação Helisul

Fim do conteúdo da página