Entre os dias 17 e 18 de novembro, uma equipe do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) proferiu palestras no Seminário de Segurança de Voo na Manutenção, evento promovido pelo SENAI Palhoça, na grande Florianópolis, no Estado de Santa Catarina.
Os palestrantes do SERIPA V falaram para cerca de 180 pessoas, entre alunos do curso técnico de manutenção de aeronaves, profissionais de empresas aéreas e militares da aeronáutica. Eles alertaram para os procedimentos indispensáveis nos serviços de manutenção e destacaram a importância da investigação de acidentes aéreos para a prevenção.
Filosofia SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), peças de aeroanve não aprovadas (Unapproved, na terminologia em Inglês), combustíveis e lubrificantes, ação inicial e preservação de indícios no local do acidente aéreo e segurança de voo na manutenção foram os temas desenvolvidos pelo grupo do SERIPA V; responsabilidade civil nos serviços de manutenção, quanto ao envolvimento de profissionais no acidente aéreo, assunto debatido pelo representante do Cenipa.
“Acreditamos que é preciso influenciar na base de formação dos mecânicos de aeroanves e incutir a imagem de higienização e limpeza nos serviços de manutenção, abandonando aquela mentalidade que sugere oficinas como lugares onde existe sujeira e graxa”, destacou o oficial da Força Aérea Brasileira, Tenente especialista R1 João Pedro Greff Burkt, um dos palestrantes do evento.
Nos bancos de provas de motores e laboratórios, os profissionais usam aventais brancos numa demonstração de capricho e higiene no trabalho com manutenção, explicou o Tenente Greff. “Um simples alicate deixado por descuido no interior de uma aeronave poderá causar um acidente aéreo de milhões de dólares e matar centenas de pessoas”, exemplificou.
De acordo com o coordenador e professor Luiz Flavio Caresia Gustavo, o curso abrange 1.274 horas-aulas desenvolvidas, no período de dois anos, com foco na formação de técnicos em manutenção de aeronaves nos módulos Grupo-Motopropulsor (GMP),Célula (CEL) e Aviônicos (AVI). “Nosso curso é padrão no Brasil e um dos quatro do gênero existentes no Brasil. Possui uma infraestrutura de alto nível no ensino-aprendizagem do futuro profissional”, disse.
Especialistas – O técnico em manutenção de aeronaves formado em GMP e Celula trabalha com os componentes e estruturas de uma aeronave, incluindo exame e teste de motores, caixas de engrenagens, controles de voo, trem de pouso, sistema hidráulico, ar condicionado, sistemas antigelo e de combustível. Já o especialista em Aviônica atua nos instrumentos de cabine de comando que operam equipamentos radar, comunicação, navegação, comandos eletrônicos de voo e outros sistemas da aeronave.
Fotos: Bruno Romão
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