Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V debate manutenção na aviação do Exército
Início do conteúdo da página

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) participou da Jornada de Segurança de voo promovida pelo Batalhão de Manutenção e Suprimento da Aviação do Exército Brasileiro. O encontro, que reuniu 250 mantenedores no auditório do Sest/Senat, aconteceu no dia 30 de outubro, em Taubaté-SP.

A abordagem sobre as “boas práticas na manutenção de aeronaves”evidenciou os principais fatores contribuintes para o acidente aéreo na relação do homem com o meio e a máquina. A palestra foi proferida pelo especialista em manutenção, Milton Cardoso de Lima, da equipe do SERIPA V, com mais de 30 anos de experiência na área, e membro da Comissão de Segurança de Voo na Manutenção, grupo vinculado ao Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), que se reúne este mês em Brasilia.

O palestrante defendeu mudanças na formação dos novos profissionais de manutenção, destacando alterações curriculares e a ênfase no uso de equipamentos de proteção no ambiente de trabalho. “Há resistências em alguns setores quanto à reformulação dos cursos de manutenção, porém a atualização é a única saída para a melhoria das atividades em oficinas e hangares. É preciso uma reflexão sobre o atual estágio dos mantenedores, e a partir daí, contribuir para essa mudança”, afirmou Milton Cardoso.

Duarante a Jornada foram debatidos temas relacionados aos processos de inspeção na identificação de ameaças na manutenção, gerenciamento de risco e manutenção preditiva. Participaram palestrantes da empresa Gol Linhas Aéreas, Líder Táxi Aéreo e Exército Brasileiro.

Manutenção – No mundo da aviação, a tecnologia aeronáutica desenvolveu rapidamente, enquanto a manutenção não acompanhou essa evolução. “A atualização dos mantenedores leva em conta também os conhecimentos em Língua Inglesa e a capacidade para a interpretação de documentos técnicos como melhorias que não podem mais ser adiadas", explica o especialista Milton Cardoso.

Dados registrados pelo Cenipa, no período de 2004 a 2013, indicam que 21, 83% das ocorrências aeronáuticas aconteceram devido a falha de motor em voo. A deficiência na supervisão gerencial e os inadequados serviços de manutenção, sejam preventivos ou corretivos, são também fatores contribuintes nos acidentes aéreos.

A organização - O Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército é uma unidade da Aviação do Exército (AvEx) localizada em Taubaté-SP. A organização trabalha há mais de 20 anos focada na técnica, no profissionalismo, na qualidade da manutenção e no apoio de suprimentos para a operação de seus mais de 70 helicópteros.


 

Fim do conteúdo da página