Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Workshop destaca segurança no emprego laser
Início do conteúdo da página

Desmistificar a tecnologia laser para torná-la mais acessível no emprego da aviação, dando ênfase aos cuidados na proteção à vida e à saúde de quem atua no campo de operações bélicas. Esse foi o foco do primeiro Workshop de Segurança de Emprego Laser, que encerrou nesta quarta-feira (15/10), na Base Aérea de Santa Maria, região central do Estado do Rio Grande do Sul.

A utilização do laser está presente em diversas áreas da vida moderna, a exemplo da medicina, indústria, entretenimento e outros, e constitui uma das principais tecnologias no estímulo ao desenvolvimento do país. Entretanto, enquanto arma de guerra abrange um potencial de risco capaz de causar danos irreversíveis ao olho humano e até provocar a cegueira definitiva, caso sejam negligenciados os procedimentos de segurança.

O worksho, que teve como objetivo discutir os procedimentos de segurança no emprego laser, foi promovido pelo Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelo preparo e emprego de operações militares da Força Aérea Brasileira. O apoio é do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Tecnologia de Defesa - Nesta quarta-feira (15/10),  o gerente de Programas para designadores laser, o especialista Ron Leibovitz, da empresa Elop, do Grupo Elbit Systems, conhecida corporação que atua globalmente no mercado de alta tecnologia de Defesa, fez uma exposição sobre os produtos da empresa aos militares.

Leibovitz apresentou a segurança na operação de laser demonstrando por meio de filmes, gráficos e dados estatísticos, a maior precisão da tecnologia e a redução de danos colaterais. O palestrante destacou a crescente demanda dos designadores laser entre as mais avançadas Forças Aéreas ao redor do mundo, evidenciando cenários operacionais e as soluções de Defesa.

A tendência no emprego laser como arma de energia direcionada foi a abordagem do Coronel Aviador (R1) Vilson Rosa de Almeida, do ITA, que mostrou um panorama desde a invenção ao atual estágio do laser. Ele falou da realidade tecnológica de países como Estados Unidos, Israel, Rússia e China, e alertou para a necessidade do Brasil inserir-se em relação as formas de proteção contra armas laser.

A terceira palestra foi proferida pelo Tenente Aviador Tiago Hamester Hunhof, que apresentou o plano de segurança laser do Esquadrão Poker e os principais meios de segurança utilizados nas operações aéreas e em solo. À tarde, os participantes se reuniram para o amplo debate relacionado à designação e segurança no emprego da tecnologia laser.

O Workshop, que proporcionou dois dias de palestras sobre segurança laser, contou com a participação de técnicos em Informações de Reconhecimento (TIR) e mecânicos que atuam na manutenção e instalação de laser, além de pilotos responsáveis pela designação de alvos. Os profissionais da aviação vieram de diversas organizações militares e Unidades Aéreas vinculadas ao COMGAR.

Conceitos laser - Ontem (14/10), o Workshop trouxe a participação de pesquisadores e professores do ITA para falar sobre a teoria e segurança pessoal no emprego laser, difundindo o conhecimento e a eficiência da nova doutrina de segurança militar. Também foram evidenciados os procedimentos básicos de segurança no ambiente de trabalho, onde ocorre a manipulação do laser, com destaque para as fontes, classificações, causas de acidentes, métodos de controle, potencial de risco, limites de exposição, além de guias de segurança na proteção aos profissionais. O principal enfoque ficou por conta dos conceitos de laser referenciados para o mundo da aviação militar.

Atualizado em 16/10, às16h30

Fim do conteúdo da página