Cerca de 130 profissionais da Força Aérea Brasileira participam do primeiro Workshop de Segurança de Emprego Laser, que começou nesta terça-feira (14/10), na Base Aérea de Santa Maria (BASM), região central do Estado do Rio Grande do Sul, distante 330 quilômetros da capital gaúcha. É onde estão sediadas as principais Unidades Aéreas que realizam operações a laser na aviação militar.
Programado para dois dias de palestras e debates, o Workshop é uma iniciativa do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), responsável pelo preparo e emprego da FAB em operações militares; o apoio à realização do encontro é do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O evento se propõe a desmistificar a tecnologia laser tornando-a mais acessível para o emprego na atividade aérea. Identificado pelo potencial de perigo, o laser pode causar danos irreversíveis ao olho humano e provocar a cegueira definitiva. Esse é o principal alerta dos especialistas que recomendam cuidados especiais na proteção à vida e à saúde de quem atua no campo de operações bélicas.
O laser na aviação - O primeiro dia de palestra mostrou aspectos relacionados à segurança pessoal e à difusão de conhecimentos da nova doutrina, cuja tecnologia é uma evolução no Brasil. Com o auxílio de vídeo conferência, as palestras ocorreram simultaneamente nas Unidades Aéreas do Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAv - Esquadrão Poker) e Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3º/10 GAv - Esquadrão Centauro), que respectivamente operam as aviações de Reconhecimento e de Caça.
O palestrante e professor do ITA, Nicolau André Silveira Rodrigues, falou sobre a teoria laser. Ele explicou que a aplicação da tecnologia no mundo moderno ocorre desde o entretenimento, a exemplo da música, passando pela segurança, medicina, telecomunicações, e nas mais diversas atividades do cotidiano das pessoas (CD,DVD, Blu-Ray), e constitui uma realidade ainda pouco conhecida. O laser é a solução em busca de problemas", afirmou o professor.
Procedimentos básicos de segurança no ambiente de trabalho relacionados à manipulação de feixes de laser foram explicados pelo pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEAV) e também professor do ITA, Marcelo Geraldo Destro. Ele discorreu sobre as principais causas de acidentes com laser, métodos de controle, o potencial de perigo de fogo e explosão, guias de segurança para evitar danos, entre outros aspectos, destacando os conceitos de laser voltados para o mundo da aviação.
Caminhar seguro - De acordo com o comandante do Esquadrão Poker, Tenente-Coronel Aviador Frederico Casarino, o emprego do laser na aviação militar brasileira começou em 2009, no própria Unidade que ele hoje comanda, e surgiu como um polo de desenvolvimento da doutrina de reconhecimento e designação de bombas inteligentes guiadas a laser. Três anos mais tarde, a inclusão do Esquadrão Centauro nos treinamentos representou outro significativo avanço. Nesse período, profissionais da Aeronáutica realizaram cursos nos Estados Unidos e intercâmbios na Espanha, ampliando o acesso à informação.
"O workshop eleva o nível de consciência dos padrões de segurança e conta com a participação de técnicos em informações de reconhecimento (TIR) e mecânicos que atuam na manutenção e instalação de laser, bem como pilotos responsáveis pela designação dos alvos. "O conhecimento contribui para a prevenção de acidentes, além do desenvolvimento da doutrina para um caminhar seguro", afirmou o comandante Casarino.
Para o comandante da BASM, Coronel Aviador Ramiro Kirsch Pinheiro, o workshop permite entender o laser além da tecnologia, não apenas como um ganho operacional, mas principalmente como risco danoso. Isto exige criterioso planejamento no dia a dia da atividade aérea. "Operar com segurança é o grande foco desse evento", afirmou o comandante.
O Workshop de Segurança de Emprego Laser encerra nesta quarta-feira (15/10) com mais três palestras sobre o conhecimento de designadores laser de solo e tendências sobre o emprego da nova tecnologia.Será apresentado à audiência o plano de segurança do 1º/10º Grupo de Aviação nas operações aéreas com laser.
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