Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V prepara Seminário para a aviação de instrução
Início do conteúdo da página

                           
Em novembro, o Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronaúticos (SERIPA V) realizará  um seminário de prevenção para  pilotos, instrutores e alunos da aviação de instrução. O evento acontecerá no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).

Os interessados em participar do seminário deverão aguardar, em breve, a  liberação das inscrições online. O evento é totalmente gratuito e terá vagas limitadas.

O objetivo  é reunir a comunidade de aviação de instrução para debater temas de interesse da segurança de voo na atividade aérea.  Entre os assuntos  serão debatidos o  risco de fauna,  fatores médicos e psicológicos, gerenciamento de recursos de cabine (CRM), legislação SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Haverá a participação de palestrantes e  especialistas d do SERIPA V,  Agência Nacional de Aviação Civil e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Panorama - De acordo com estatísticas do Cenipa 18% dos acidentes aeronáuticos ocorridos no período de 2004 a 2013 foram registrados no segmento da aviação de instrução.

Para o chefe da área de investigação do SERIPA V, Capitão Aviador  Vinícius Martini Perez,  os índices de ocorrências são preocupantes e alertam para os cuidados  e as melhorias nas operações. “Incrementar a prevenção é uma forma  de evitar acidentes,” disse.

Capitão Perez afirma ainda que o número de ocorrências registradas na Região Sul nos últimos três anos está equiparado ao que acontece com a avição agrícola. É necessário aumentar a  qualidade da instrução oferecida por entidades responsáveis pela formação de tripulantes de voo, que inclui também despachantes operacionais e mecânicos de manutenção aeronáutica.

A aviação de instrução abrange o segmento dos Aeroclubes e escolas de aviação no Brasil. Trata-se do primeiro contato do jovem que deseja seguir a carreira de piloto. “Na prática,  seguir o que determina a legislação aeronáutica, conhecer manuais e publicações pertinentes é o primeiro passo para voar com mais segurança”, alerta Capitão Perez.

No Brasil, os três principais aviões utilizados na instrução e treinamento de novos pilotos são: o Aeroboero, monomotor  fabricado na Argentina. o Paulistinha, da Companhia Aeronáutica Paulista, muito utilizado por aeroclubes, e o Guri fabricado pela Aeromot no Brasil.

Fim do conteúdo da página