Em novembro, o Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronaúticos (SERIPA V) realizará um seminário de prevenção para pilotos, instrutores e alunos da aviação de instrução. O evento acontecerá no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).
Os interessados em participar do seminário deverão aguardar, em breve, a liberação das inscrições online. O evento é totalmente gratuito e terá vagas limitadas.
O objetivo é reunir a comunidade de aviação de instrução para debater temas de interesse da segurança de voo na atividade aérea. Entre os assuntos serão debatidos o risco de fauna, fatores médicos e psicológicos, gerenciamento de recursos de cabine (CRM), legislação SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
Haverá a participação de palestrantes e especialistas d do SERIPA V, Agência Nacional de Aviação Civil e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Panorama - De acordo com estatísticas do Cenipa 18% dos acidentes aeronáuticos ocorridos no período de 2004 a 2013 foram registrados no segmento da aviação de instrução.
Para o chefe da área de investigação do SERIPA V, Capitão Aviador Vinícius Martini Perez, os índices de ocorrências são preocupantes e alertam para os cuidados e as melhorias nas operações. “Incrementar a prevenção é uma forma de evitar acidentes,” disse.
Capitão Perez afirma ainda que o número de ocorrências registradas na Região Sul nos últimos três anos está equiparado ao que acontece com a avição agrícola. É necessário aumentar a qualidade da instrução oferecida por entidades responsáveis pela formação de tripulantes de voo, que inclui também despachantes operacionais e mecânicos de manutenção aeronáutica.
A aviação de instrução abrange o segmento dos Aeroclubes e escolas de aviação no Brasil. Trata-se do primeiro contato do jovem que deseja seguir a carreira de piloto. “Na prática, seguir o que determina a legislação aeronáutica, conhecer manuais e publicações pertinentes é o primeiro passo para voar com mais segurança”, alerta Capitão Perez.
No Brasil, os três principais aviões utilizados na instrução e treinamento de novos pilotos são: o Aeroboero, monomotor fabricado na Argentina. o Paulistinha, da Companhia Aeronáutica Paulista, muito utilizado por aeroclubes, e o Guri fabricado pela Aeromot no Brasil.
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