Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V apoia vistoria na Base Aérea de Florianópolis
Início do conteúdo da página

Os especialistas em segurança de voo Adolfo e Júlio César anotam condições observadasNos dias 22 e 23 de setembro, o Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) participou da Vistoria de Segurança de Voo na Base Aérea de Florianópolis. A realização do evento foi uma iniciativa do Quinto Comando Aéreo Regional (5º Comar), que teve por objetivo promover a prevenção de acidentes aéreos na aviação militar.

A vistoria de segurança de voo atua na rotina da atividade aérea da organização militar e evidencia procedimentos que possam comprometer a aviação ou mesmo indicar risco de acidente. Participam profissionais qualificados em segurança de voo e capazes de detectar condições de perigo latente, possíveis falhas que são monitoradas, além de propor recomendações para corrigir ou revisar procedimentos. Após a conclusão da vistoria é elaborado um relatório completo sobre todas as condições observadas.

Pela equipe do SERIPA V participaram os Suboficiais Júlio César Freitas e Luis Fernando Adolfo, ambos com ampla experiência em Segurança de voo de mais de 20 anos de Força Aérea Brasileira. Eles atuaram em conjunto com os profissionais do 5º Comar e foram fundamentais na identificação de situações, cujos detalhes nem sempre são percebidos por aqueles profissionais que convivem no dia a dia da organização.

 A equipe fotografam detalhes no ambiente da atividade de manutençãoAs vistorias na aviação militar são previstas pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), desde que haja interesse da organização e seja solicitada ao órgão regional. Tais orientações estão contidas na Norma do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA 3-3/ 2013).

Base Aérea - A Base Aérea de Florianópolis, que desenvolve projetos sociais na comunidade voltados para  crianças em idade escolar, e tem como missão principal prover o apoio ao Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAv), que opera com as aeronaves P- 95B, de patrulha marítima; mantém também apoio às Unidades Aéreas e de Aeronáutica que nela operam, permanente ou temporariamente, ou que são sediadas. A Base foi fundada em 10 de maio de 1923.


 

Alterado em 25/09/2014, às 10h27.

Fim do conteúdo da página