Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA III promove seminários no Espírito Santo
Início do conteúdo da página

Brasília/ DF, 19/09/2014

O Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (SERIPA III) realizou dois seminários de segurança de voo em Vitória (ES), nos dias 11 e 13 de setembro. Uma equipe de cinco militares, sob a coordenação do Chefe do SERIPA III, Tenente Coronel Aviador Marco Aurélio Lima Moraes, levou a mensagem de prevenção de acidentes à comunidade aeronáutica local.

Aeroporto de Vitória
O primeiro evento ocorreu no Aeroporto de Vitória - Eurico de Aguiar Salles. O objetivo do Seminário foi apresentar aos profissionais que trabalham na pista o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) e sua filosofia, o risco de fauna, o uso indevido do raio laser, os acidentes na aviação e as ferramentas da prevenção de acidentes aeronáuticos.

Durante a atividade de promoção da segurança de voo, o SERIPA III inaugurou o auditório da nova Torre de Controle do Aeroporto, a qual permitirá a operação da pista de pouso que está em construção.

Segundo o Gerente de Segurança Operacional do Aeroporto de Vitória, Keldo Gabriel Campos, “o Seminário de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos foi de fundamental importância para o desenvolvimento da cultura de segurança entre os colaboradores envolvidos nos processos operacionais”.

Aeroclube do Espírito Santo
O segundo seminário foi realizado no Aeroclube do Espírito Santo, em Vila Velha. O evento contou com a presença de alunos e instrutores de avião, alunos do curso de comissário de voo, pilotos, proprietários de aeronaves e mecânicos.

Os militares do SERIPA III citaram alguns acidentes que envolveram aeronaves de instrução, a segurança nas operações de manutenção, mostraram como gerenciar a prevenção de acidentes aeronáuticos e a Segurança no Pátio e na Área de Manobras.

O evento contou com a participação de mais de 50 participantes. “Eventos educativos como esse são fundamentais para elevação do nível de conscientização da segurança de voo”, declarou o presidente do aeroclube Álvaro Alberto Rebello Santana.

Falcoaria no Aeroporto do Espírito Santo
A falcoaria é uma técnica milenar consagrada, utilizada pela sua eficiência e resultados rápidos. É baseada na relação “presa x predador” e consiste em manejar, criar e treinar falcões e outras aves de rapina com o objetivo de afugentamento e captura das aves que oferecem risco para as operações no aeródromo.

A falcoaria é realizada diariamente nas áreas de pátio e pista do Aeroporto do Espírito Santo, entre 7h e 8h e entre 19h e 21h.  Todas as aves capturadas são anilhadas com as anilhas metálicas do Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Aves Silvestres (Cemave).  Quando debilitadas fisicamente, as aves recebem os devidos cuidados veterinários e, posteriormente à recuperação, são soltas em aréas estabelecidas pelo Cereias/ Ibama (ES).

Durante o Seminário no Aeroporto, os palestrantes do SERIPA III e o público foram agraciados com a visita do gavião empregado no serviço de falcoaria do aeroporto. A ave, que atende pelo nome Shogun, é da espécie gavião-asa-de-telha (Parabuteo unicinctus). Ele tem cinco anos está trabalhando na Falcoaria há quatro.

Fim do conteúdo da página