Com o objetivo de difundir conhecimentos sobre práticas para redução e controle de acidentes aéreos, o Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I) promoveu, no dia 23 de agosto, o Seminário de Segurança de Voo.
O evento, planejado em parceria com a INFRAERO, contou com a presença de mais de 35 membros da comunidade aeronáutica, no Aeroporto João Corrêa da Rocha, em Marabá-PA.
Dentre os palestrantes, o Major Aviador Fábio Luís Ridão Valentim abordou o tema incursão em pista e a importância das medidas preventivas nesse tipo de ocorrência. Já na palestra ministrada pelo SO BMA Miguel Ângelo Figueiredo Rodrigues, a audiência pôde conhecer os fundamentos do gerenciamento de risco operacional. O militar discorreu sobre a importância do controle constante quando o risco é identificado, e fez paralelos exemplificativos entre a aviação e a vida cotidiana, a fim de atingir o melhor entendimento do público.
No mesmo seminário, o SO BMA Dirceu Crisóstomo de Carvalho forneceu informações sobre as ações que devem ser tomadas no momento do acidente aeronáutico. O Suboficial destacou que “a prioridade é sempre salvar vidas, mas que não podemos nos tornar vítimas devido à intensidade natural do momento crítico”. Finalizou dizendo que “o contato com o SERIPA, nesse momento, é essencial para que os próximos passos sejam dados sem comprometer as investigações do acidente”.
Ao final do seminário, foi realizada reunião com os gestores da INFRAERO-Marabá, com foco em assuntos relevantes para prevenção de acidentes. Na ocasião, o Sr. Enock Alves Gama Filho, Superintendente do Aeroporto, enalteceu que “a integração entre nossas instituições proporciona ganhos para a segurança de voo. O serviço que o SERIPA I fornece, ao longo dos anos, é essencial para a operação segura na região”.
Ainda na localidade, a equipe do SERIPA I realizou reunião com os colaboradores da empresa JUTA-Junqueira Táxi Aéreo, onde foi bem recebida pelo Comandante Antônio Carlos Junqueira. Na oportunidade, o Major Valentim destacou que “tratar de prevenção de acidentes com os operadores nem sempre é uma tarefa fácil. Entretanto, quando nos deparamos com empresas como a JUTA, que tem total incentivo do proprietário para participar dos seminários e se dedicar a segurança de voo, nossa ação torna-se comprometida”.
Redes Sociais