Entre os dias 17 e 19 de agosto, o Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I) promoveu um Seminário em Carajás/PA. No evento, a Segurança de Voo teve destaque nas diversas ações executadas.
Em parceria com a INFRAERO do Aeroporto de Carajás, cerca de 40 membros da comunidade aeronáutica da região participaram da palestra. O público teve a oportunidade de analisar ocorrências aeronáuticas, ao serem apresentados fatores contribuintes e formas de prevenção para mitigar a recorrência de acidentes, pelo Suboficial BMA Márcio Mendes Affonso.
Com a participação da audiência, o Major Aviador Fábio Luís Ridão Valentim detalhou novas orientações relacionadas a eventos de incursão em pista. “Um acidente relacionado com incursão em pista tende a ser catastrófico. Exemplo disso foram as duas aeronaves que colidiram na pista de Tenerife, nas Ilhas Canárias, em 1977, ocasião em que 583 vidas foram perdidas”. O próprio Major Valentim completou “esse foi um acidente, mas rotineiramente incidentes de incursão em pista são registrados em nossos aeródromos. Devemos prevenir esses eventos enquanto as consequências ainda não foram trágicas”.
Ainda no seminário, foram ministradas palestras sobre o Gerenciamento do Risco Operacional, pelo Suboficial BMA Miguel Ângelo Figueiredo Rodrigues, e sobre a Ação Inicial no local do acidente, o Suboficial BMA Dirceu Crisóstomo de Carvalho apresentou análises detalhadas.
Com o intuito de difundir a prevenção de acidentes aeronáuticos em Carajás e Parauapebas/PA, o SERIPA I realizou também uma reunião de Segurança de Voo com funcionários da empresa Vale do Rio Doce, que operam aeronaves de asas fixas e rotativas na região. O evento foi produtivo, de modo que assuntos como: Erro Humano na aviação; Danos Causados por Objetos Estranhos; e Gerenciamento do Risco foram apresentados para cerca de 15 pessoas nas instalações da empresa.
“Reuniões como a ocorrida na Vale do Rio Doce produzem bons frutos para a Segurança de Voo, tanto que foi verificada a necessidade de uma reunião específica com os mecânicos da empresa Vale e com os da Azul Linhas Aéreas, visando difundir conhecimentos sobre a prevenção na manutenção de aeronaves”, como destacou o Suboficial Affonso. O militar ressaltou ainda: ”O contato direto com a comunidade aeronáutica, além de aproximar os elos do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, direciona os temas abordados para a real necessidade dos operadores”.
A passagem do SERIPA I pela região foi proveitosa, tanto pelo seminário e reuniões, como pela ação de prevenção de risco de fauna realizada em um frigorífico nas proximidades do aeródromo de Lagoa das Antas. Além disso, a conversa com pilotos que operam em pistas privadas locais possibilita compartilhar conhecimentos e experiências. “Ver o cumprimento da missão do nosso serviço com tamanha dedicação e alcançando públicos dos mais variados dentro da comunidade aeronáutica é incentivador para todos os profissionais evolvidos”, afirmou o Tenente-Coronel Aviador Adônis Lukianski, Chefe do SERIPA I.
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