O Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I) realizou, nos dias 11 e 12 de agosto, Seminário de Segurança de Voo em Imperatriz-MA. Com a participação de 60 pessoas, o evento aconteceu na sala de embarque do Aeroporto Prefeito Renato Moreira (SBIZ) e foi realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO).
Os palestrantes são profissionais do SERIPA I e levaram à audiência a experiência especializada em segurança operacional.
Durante o evento, o público pôde compreender o que é incursão em pista e como está associada ao alto potencial de risco de acidentes aéreos. As ocorrências não acontecem, apenas, em aeroportos complexos, mas também em localidades com menor fluxo aéreo, como Imperatriz, já que não possui órgão de controle balizando as operações aéreas. Este fato também pode contribuir para a incursão de aeronaves, pessoas ou viaturas na área protegida da pista - fatores contribuintes dos acidentes aeronáuticos.
Foram abordados temas, como tipos de ocorrências, peculiaridades dos acidentes, incidentes e incidentes graves, bem como foram fornecidos ensinamentos sobre ferramentas de gestão e controle, para o não agravamento das condições que possam favorecer os eventos aeronáuticos.
O risco de fauna, principal ocorrência no aeródromo, também foi discutido. A abordagem reforçou, à comunidade aeronáutica e aos membros da sociedade civil presentes, que a colisão com fauna tem potencial para contribuir em acidentes catastróficos. Exemplos de colisões envolvendo aeronaves e fauna com impacto social foram expostos, como a colisão do Airbus 320 da US Airways, em Nova Iorque, que findou em pouso no rio Hudson. Outra característica da palestra foi a importância do envolvimento de toda a comunidade para enfrentar esse perigo, não bastando, apenas, a legislação exposta para reduzir o índice de colisões de fauna com aeronaves.
Para melhor capacitar os profissionais, foram apresentadas as características da Ação Inicial, primeira fase do processo de investigação de uma ocorrência aeronáutica. Na palestra, foram abordados os diversos procedimentos a serem tomados na Ação Inicial, em especial, os relacionados à segurança das pessoas que se aproximam dos destroços, ao resgate das vítimas e à preservação dos indícios para a atividade de investigação do SERIPA I.
O Gestor de Segurança Operacional do Aeroporto de Imperatriz, Sr. Francisco das Chagas Sousa, ressaltou: “A parceria entre a INFRAERO e o SERIPA I é essencial e contínua para a manutenção dos índices de segurança, em nossa região”.
Além do Seminário, a equipe do SERIPA I realizou reuniões de segurança operacional com os gestores da INFRAERO, da Heringer Táxi Aéreo, do Aeroclube de Imperatriz, da Globo Aviação Agrícola e da Amazônia Aviação Agrícola.
De acordo com o Major Aviador Fábio Luís Ridão Valentim, Chefe da Seção de Investigação do SERIPA I e coordenador das reuniões, “A integração entre os participantes dessas reuniões não é alcançada em nenhum outro tipo de interação. A atividade fortalece as experiências de cada participante, pois, além de aproximar o órgão de prevenção dos gestores, ainda propicia o tratamento individualizado dos problemas enfrentados por cada membro da comunidade aeronáutica. Os ganhos são para todos os envolvidos”.
Redes Sociais