O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) celebrou, no dia 05 dezembro, seu quinquagésimo terceiro aniversário. O evento, realizado em Brasília (DF), foi presidido pelo Chefe do CENIPA, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, que recebeu autoridades militares do Exército Brasileiro (EB), da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Durante a cerimônia, foram entregues distinções com o objetivo de valorizar o compromisso e a dedicação dos profissionais que atuam na prevenção de acidentes aeronáuticos. Um desses momentos foi a entrega do título “Destaque SIPAER”, destinado a indivíduos que se destacaram na aplicação dos preceitos da segurança de voo em suas atividades. “Essa distinção reflete o impacto positivo do trabalho de cada profissional na prevenção de acidentes aeronáuticos, fortalecendo a segurança da aviação no Brasil”, destacou o Chefe do CENIPA.
Também foram entregues o Mérito SIPAER, criado em 2009, para celebrar a permanência e a especialização dos profissionais no Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). As distinções foram divididas em três categorias: Mérito SIPAER prata, para 20 anos de serviço; Mérito SIPAER bronze, para 10 anos de serviço; e Certificado Mérito SIPAER, para 5 anos de serviço.
Além disso, o efetivo do CENIPA elegeu o militar Destaque Funcional de 2024, homenageando o Cabo Jonathan Oliveira Duarte, da Divisão Administrativa, por ter se destacado em virtude de sua dedicação, profissionalismo, iniciativa e espírito de equipe. Encerrando as homenagens da cerimônia, ocorreu a entrega das Medalhas Militares de 30, 20 e 10 anos, destinadas a recompensar os bons serviços prestados por Oficiais e Praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica em serviço ativo.
O CENIPA é reconhecido nacional e internacionalmente por sua atuação na investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos, desempenhando um papel essencial na identificação dos possíveis fatores contribuintes e na recomendação de medidas preventivas. Com uma equipe treinada e recursos tecnológicos avançados, o Centro realiza análises detalhadas que contribuem para o aprimoramento da segurança na aviação civil e militar.
Neste ano, o CENIPA teve um papel de destaque, por exemplo, na investigação do acidente envolvendo a Companhia Voe Pass. A complexidade do caso exigiu um trabalho minucioso e colaborativo, com análise de dados, avaliação de condições operacionais e recomendações críticas para reforçar os protocolos de segurança. A condução da investigação demonstrou mais uma vez a relevância do CENIPA como uma referência na prevenção e gestão de riscos no setor aéreo brasileiro.
“Celebrar 53 anos de história é, antes de tudo, reconhecer o impacto do trabalho coletivo. Nossas equipes se dedicam diariamente para garantir que a prevenção seja a prioridade na aviação brasileira”, declarou o Major-Brigadeiro do Ar Moreno em seu discurso. O chefe do CENIPA ainda enfatizou a importância da colaboração entre os diversos segmentos da aviação civil e militar. “A segurança de voo é um trabalho conjunto, que depende da integração e do comprometimento de todos os envolvidos no setor”, finalizou.
Fotos: SO Flávio e Sargento Cleuzilene / CENIPA e Sargento Viegas / CECOMSAER
Texto: Tenente Eniele Santos / CECOMSAER
Fonte: Agência Força Aérea
Redes Sociais