O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realizou, no dia 28 de novembro de 2024, a 81ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), nas instalações do CENIPA, situado em Brasília (DF). O CNPAA foi instituído pelo art. 6º do Decreto nº 87.249, de 7 de junho de 1982, e reúne representantes de entidades nacionais ligadas à aviação, com o propósito de elaborar estudos, em âmbito nacional, em proveito do desenvolvimento seguro e harmônico da aviação.
A Segunda Sessão Plenária do CNPAA de 2024 foi conduzida pelo Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, Chefe do CENIPA, e secretariada pelo Vice-Chefe, Coronel Aviador Cesar de Medeiros Silva Junior. Ao iniciar a reunião, o presidente solicitou um minuto de silêncio em memória das vítimas do trágico acidente ocorrido em agosto deste ano, em Vinhedo (SP). Adicionalmente, destacou o incansável empenho de todos os envolvidos na missão, com afinco na busca por respostas à sociedade.
Após a abertura, as atividades da 81ª Sessão Plenária do CNPAA contou com a seguinte programação:
- Leitura da Ordem do dia proposta e quadro de trabalho;
- Prestação de Contas da gestão 2021-2024;
- Excursão de pista: entender para prevenir (EMBRAER);
- Mobilidade aérea urbana e eVTOL: cenário atual (EMBRAER);
- Notificação voluntária para prevenção de acidentes na aviação geral do Brasil (BRAZI);
- Comissão Nacional do Risco de Fauna (CNRF) - atualização dos estudos da comissão (CNRF);
- BCAST e a força do modelo colaborativo (BCAST);
- A exigência da compatibilidade eletromagnética x impactos na indústria aeronáutica (Grupo CCR);
- A atuação do CENIPA além da investigação (CENIPA);
- A atuação do SIPAER na Operação Taquari II (SERIPA V); e
- Votações, Admissões, Justificativas e Exclusões;
O Presidente e o Secretário do CNPAA procederam às votações de admissões e prorrogações das comissões, as quais foram realizadas por meio do Portal do CNPAA, em que todas as entidades tiveram a oportunidade de votar. Com base nos debates promovidos durante as palestras, as Entidades-Membros da 81ª Reunião do CNPAA deliberaram, em votação, acerca da admissão das Entidades-Membros: Anivia Serviços Aéreos, do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e da RIOgaleão.
Também foram aprovadas as prorrogações da Comissão Nacional da Fadiga Humana (CNFH), da Comissão de Segurança de Voo na Manutenção (CRM) e da Comissão Nacional do Risco da Fauna (CNRF). Por fim, foi realizada a exclusão da Entidade-Membro Bristow Táxi Aéreo, em virtude do não comparecimento a três reuniões consecutivas, sem justificativa, conforme previsto no artigo do Regimento Interno do CNPAA.
Ao encerrar as atividades do Comitê, o Presidente, Major-Brigadeiro Moreno, agradeceu a presença de todos os participantes e enfatizou a importância do evento para a promoção da segurança e prevenção de acidentes aeronáuticos. "Gostaria de destacar a importância dos trabalhos apresentados, que reafirmam o compromisso com a sociedade, garantindo que o espaço aéreo brasileiro é seguro. Agradeço a presença de todos e, sobretudo, a confiança no CNPAA. O CENIPA estará de portas abertas a todos que queiram conhecer o nosso trabalho e para promover a próxima reunião do Comitê, que ocorrerá em maio de 2025", finalizou o Presidente do CNPAA.
Foto: SO Flávio/ CENIPA
Texto: 2T Monique Queiroz/ CENIPA
Revisão: Pollyana Aranha/ CENIPA
Redes Sociais