De 4 a 8 de novembro, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), em Brasília, sediou o Curso de Facilitador de Corporate Resource Management para Segurança Pública (CF-CRM), que contou com a participação de 18 profissionais de diversas organizações, incluindo forças de segurança de vários estados do Brasil. O curso teve como objetivo capacitar os participantes para atuarem como facilitadores no desenvolvimento de programas de CRM, adaptados ao perfil operacional de suas respectivas organizações.
O curso contou com a participação de profissionais de diversas instituições: Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas do Paraná (BPMOA/PR), Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso (CIOPAER-MT), Centro Integrado de Operações Aéreas de Tocantins (CIOPAER-TO), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (CIOPAER-CE), Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP), Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), Polícia Militar da Paraíba (PMPB), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Receita Federal do Brasil (RFB).
Com uma carga horária de 35 horas distribuídas ao longo de cinco dias de atividades presenciais, o CF-CRM-SP capacita facilitadores para desenvolver e implementar programas de CRM com foco na prevenção de acidentes, na operação de segurança pública atinente ao Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). A metodologia de CRM é utilizada na aviação e em outras áreas de alta complexidade operacional, promovendo a gestão eficaz de recursos humanos e materiais.
A instrutora Maíra Galindo, Major da Polícia Militar da Bahia, destacou a importância do autoconhecimento e da autorregulação para os alunos, ressaltando que é essencial que cada participante seja capaz de identificar e ajustar suas atitudes para alinhá-las aos valores da organização. "É necessário que cada um busque o ajustamento, seja através do autoconhecimento, seja com o apoio de uma equipe multidisciplinar", afirmou.
Ela também enfatizou o impacto das atividades práticas no reforço de conceitos como liderança sob pressão e tomada de decisões, explicando que "cada conceito abordado deve vir com métodos práticos a serem implantados para que seja identificado como aplicar no efetivo". Para ela, o treinamento em CRM contribui significativamente para a formação de facilitadores ao integrar conhecimento técnico, habilidades e atitudes no perfil organizacional desejado.
O Tenente-Coronel Alexandro Luiz Vieria Andrade, Comandante do 26° Batalhão de Polícia Militar (PMDF), salientou a importância do aprimoramento contínuo das habilidades humanas dentro do contexto da aviação de segurança pública. "Através desta capacitação, conseguimos perceber a relevância de investir no aperfeiçoamento das interações e na assertividade das comunicações, elementos essenciais para o processo decisório e a consciência situacional", afirmou o orador da turma. Ele destacou também que, a partir do aprendizado adquirido, cada integrante da turma poderá aplicar os conhecimentos no seu cotidiano profissional, fortalecendo a segurança operacional e promovendo uma gestão de recursos mais eficazes nas suas respectivas unidades aéreas públicas.
Com o encerramento do curso, os novos facilitadores de CRM foram habilitados a multiplicar o conhecimento adquirido em suas unidades, contribuindo para o fortalecimento de uma cultura de segurança e prevenção de acidentes em diversas áreas da segurança pública. O CF-CRM para Segurança Pública reforça o compromisso do CENIPA e do SIPAER em promover treinamentos de excelência, fomentando a segurança e a gestão de recursos em diferentes cenários operacionais.
Foto: 2T Luana Marinho e 3S Cleuzilene/ CENIPA
Texto: 2T Luana Marinho/ CENIPA
Revisão: Pollyana Aranha/ CENIPA
Redes Sociais