Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CISAC 2024: Capacitação de Investigadores no Sistema de Aviação Civil
Início do conteúdo da página

 CISAC FOTO 01A

Entre os dias 23 e 27 de setembro, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) sediou o Curso de Introdução ao Sistema de Aviação Civil (CISAC) 2024, que contou com a participação de 19 alunos. O evento teve como objetivo principal familiarizar os investigadores do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) com a estrutura, regulamentação e funcionamento do Sistema de Aviação Civil no Brasil.

CISAC Fotos 02 03

Com uma carga horária total de 78 horas, o CISAC foi dividido em duas partes: cinco semanas de aulas na modalidade Ensino a Distância (EaD) e uma semana de aulas presenciais, que aconteceram nas instalações do CENIPA. Durante a imersão presencial, os participantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com profissionais experientes da ANAC e do DECEA.

Os alunos tiveram contato com tópicos fundamentais, como a legislação que rege a aviação civil, as diretrizes de segurança e os protocolos de investigação de acidentes aeronáuticos. O curso não apenas reforçou o conhecimento técnico dos participantes, mas também promoveu uma visão holística sobre a importância da prevenção de acidentes aeronáuticos e da segurança no setor aéreo.

CISAC Fotos 04 05

Para os alunos, a experiência foi enriquecedora. “O curso me proporcionou uma visão abrangente sobre a regulamentação e os processos envolvidos na aviação civil, que servem de base para qualquer investigação de ocorrência envolvendo aeronaves civis, além de trazer uma visão mais clara do impacto da aviação civil no cenário global”, afirmou o Suboficial Mauro Nunes de Souza, Assessor de Investigação da Equipe de Ação Inicial do CENIPA.

A iniciativa do CISAC 2024 reflete o contínuo investimento em formação e capacitação dos investigadores, evidenciando a importância da qualificação profissional para a melhoria dos processos de investigação e prevenção de acidentes. O CENIPA se mantém como referência na formação de profissionais e na busca incessante pela segurança no espaço aéreo brasileiro.

 

Fotos: Capitão Quintanilha/ CENIPA
Texto: 2T Luana Marinho/ CENIPA
Revisão: Pollyana Aranha/ CENIPA

Fim do conteúdo da página